A Blum-Novotest, com matriz na Alemanha e subsidiária em Vinhedo (SP), desenvolveu um sistema de monitoramento do fuso de máquinas de usinagem que é portátil, consistindo em um conjunto de equipamentos acoplados em uma maleta, como mostra a imagem a seguir.

 Equipamento para monitoramento do fuso de máquinas de usinagem em versão portátil é indicado para manutenção no chão de fábrica

 

Chamado de Portable Spindle Control (PSC), ou “Controle de fuso portátil”, em tradução literal para o português, o equipamento pode ser usado para o monitoramento do fuso no ponto central de ferramentas de usinagem, sem restrições quanto à faixa de velocidade de trabalho da ferramenta no momento da verificação.

 

Outra característica deste equipamento é que ele não precisa ser conectado ao sistema de controle lógico programável (CLP) da máquina sob supervisão para realizar o monitoramento. Ele também faz o registro dos resultados obtidos a partir da avaliação e os apresenta em forma de gráfico.

 

De acordo com a empresa, o PSC é indicado para o diagnóstico de, por exemplo, danos em peças e componentes de centros de usinagem e tornos, assim como para manutenção preditiva e/ou preventiva de máquinas instaladas no chão de fábrica. Isso inclui análises de salto, de estabilidade do fuso, vibrações, entre outros parâmetros de processo.

 

 

Imagem: Blum-Novotest

 

Mais equipamentos para o ramo:

 

Guia de fornecedores de cabeçotes angulares para equipamentos de usinagem

 

Fornecedores de tornos automáticos no Brasil

 

#ControledoFuso #Usinagem #MáquinaseMetais

 



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024