A Blum-Novotest, com matriz na Alemanha e subsidiária em Vinhedo (SP), desenvolveu um sistema de monitoramento do fuso de máquinas de usinagem que é portátil, consistindo em um conjunto de equipamentos acoplados em uma maleta, como mostra a imagem a seguir.
Chamado de Portable Spindle Control (PSC), ou “Controle de fuso portátil”, em tradução literal para o português, o equipamento pode ser usado para o monitoramento do fuso no ponto central de ferramentas de usinagem, sem restrições quanto à faixa de velocidade de trabalho da ferramenta no momento da verificação.
Outra característica deste equipamento é que ele não precisa ser conectado ao sistema de controle lógico programável (CLP) da máquina sob supervisão para realizar o monitoramento. Ele também faz o registro dos resultados obtidos a partir da avaliação e os apresenta em forma de gráfico.
De acordo com a empresa, o PSC é indicado para o diagnóstico de, por exemplo, danos em peças e componentes de centros de usinagem e tornos, assim como para manutenção preditiva e/ou preventiva de máquinas instaladas no chão de fábrica. Isso inclui análises de salto, de estabilidade do fuso, vibrações, entre outros parâmetros de processo.
Imagem: Blum-Novotest
Mais equipamentos para o ramo:
Guia de fornecedores de cabeçotes angulares para equipamentos de usinagem
Fornecedores de tornos automáticos no Brasil
#ControledoFuso #Usinagem #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
A empresa vai levar à Expomafe uma solução para gravação em peças metálicas que melhora o rastreamento de produtos.
17/04/2025
A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.
17/04/2025
Já em abril, a Colibri Spindles e seu representante no País vão disponibilizar para testes um novo spindle para fusos de alta velocidade de até 56.000 rpm. O lançamento será exibido na Expomafe.
04/04/2025