A norte-americana Hyperion Materials & Technologies anunciou o desenvolvimento da sua nova classe de metal duro AM 110, com base em carbeto de tungstênio. O material é apropriado para a fabricação de ferramentas de corte para a usinagem de superligas metálicas, ou ligas de alto desempenho, normalmente constituídas de um metal base como níquel, cromo, cobalto ou ferro-níquel, podendo conter ainda teores de metais especiais. As superligas, das quais a Inconel é um exemplo, são caracterizadas pela alta resistência mecânica, à corrosão e à oxidação, mas também pelo intenso desgaste das ferramentas de corte que elas provocam durante o processo de usinagem.

 

Em comunicado à imprensa,a empresa informou que ferramentas rotativas confeccionadas com a nova liga apresentaram aumento da vida útil em torno de 35% em relação a ferramentas de metal duro convencionais.

O material é fornecido em blanques e barras com diferentes dimensões, com dureza HRA de 91 e projetadas para assegurar a dureza, a tenacidade e a resistência à abrasão, propriedades necessárias para usinagem de superligas nas aplicações industriais atuais.

 

Entre os principais mercados para a novo material estão os segmentos aeroespacial, médico e de energia, nos quais a qualidade e a produtividade são críticas para a fabricação de componentes de precisão.


 

“A usinagem de superligas traz um conjunto diferente de desafios devido ao calor intenso e à alta pressão no ferramental. Nossa classe de barras de metal duro AM110 pode superar esses desafios, produzindo ferramentas que oferecem resultados mais previsíveis com arestas de corte que quebram com menos frequência”, informou Ron Voigt, CEO da Hyperion.


Foto: Hyperion

 

Leia também:

 

Brocas com maior vida útil para furação em superligas resistentes ao calor

 

Revestimento e geometria da ferramanta otimizam o fresamento de ligas de titânio


 

#Hyperion #superligas



Mais Notícias MM



Retificação de médias e grandes séries de peças

Nova linha de retificadoras comporta rebolos de até 610 mm de diâmetro e tem a aplicação de fluído refrigerante modulada conforme o tipo de operação a ser realizada.

24/06/2022


Estudo prevê bom desempenho para o mercado de manufatura inteligente

Tecnologias habilitadoras e crescimento por regiões são temas do estudo de 320 páginas que projeta forte crescimento para o mercado de fabricação inteligente.

09/06/2022


Análise e troca automática de pastilhas de corte

Sistema digital desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer IPK monitora a condição das ferramentas e realiza a sua troca de forma automática.

06/06/2022