Superligas resistentes ao calor, tais como Inconel, titânio, aços inoxidáveis da série PH são alguns materiais usinados pelos fabricantes do setor aeroespacial e um dos grandes desafios dessa operação é a formação de aresta postiça e lascas dos cantos da ferramenta de corte. Para minimizar estes problemas no processo de furação, a Kennametal desenvolveu a broca de metal duro B21*SGL. Desenvolvida com geometria de ponta com ângulo de corte com aumento gradual constante, promete uma quebra de cavacos mais favorável com forças de corte reduzidas para evitar o desgaste. Além disso, conta com revestimento monocamada de AlTiN por PVD patenteado.

Entre outras características, também estão a aresta de corte polida, a margem de canto de corte negativo e o design de canal que garante bom escoamento de cavacos. Pelo fato de possuir elevado teor de alumínio, a classe KCMS15 também se torna resistente ao desgaste, o que permite a produção de mais furos. Segundo Matthieu Guillon, gestor de grandes contas do setor aeroespacial, seus clientes constataram aumentos de vida útil de duas a seis vezes na usinagem de materiais complexos. “Isso ocorreu mesmo após aumentos de até 50% nos avanços em alguns casos".

A broca de metal duro B21*SGL da Kennametal está disponível em vários tamanhos com medidas imperiais e métricas e com profundidades de furo até 8xD.

#superligas #furação #broca #metalduro #kennametal



Mais Notícias MM



Ferramenta para torno suíço

Nova versão de pastilha da WhizCut possui dupla aresta de corte e foi projetada para reduzir a quantidade de material consumido por peça usinada.

30/06/2025


Solda a frio corrige falhas de fundição

A Quimatic passou a comercializar novas massas epóxi bicomponente para reparos em peças fabricadas por fundição.

13/06/2025


Ferdimat atualiza linha de retificadoras cilíndricas

As retificadoras cilíndricas UA121 e UA51, que integram o portfólio da empresa, passaram por atualizações para oferecer mais eficiência.

18/06/2025