A espanhola Ayma desenvolveu uma pastilha para fresamento com uma geometria que lhe confere oito
arestas de corte (foto ao lado), sendo por isso indicada para o trabalho com materiais difíceis de usinar, como os dos grupos ISO-M e ISO-S.
Os materiais do grupo M são os aços inoxidáveis contendo cromo, níquel e molibdênio, ligas que aumentam a sua resistência à corrosão, porém reduzem a usinabilidade.
Já os do grupo S são as superligas com resistência a altas temperaturas e ligas de titânio, normalmente escolhidas em razão de boa relação resistência/peso, mas que também são difíceis de usinar.
Diante das recomendações especiais para o trabalho com esses materiais, as quais incluem o equilíbrio de parâmetros como avanço, velocidade e profundidade de corte, assim como condições especiais de refrigeração, a Ayma trabalhou em um projeto de ferramenta para fresar que privilegia o maior número de arestas de corte e o sistema de fixação para que se apliquem as forças necessárias sem risco de quebra e com segurança anti-rotação, de forma a obter uma usinagem estável e segura.
As arestas de corte com desenho helicoidal e a configuração do quebra-cavacos são outros aspectos que favorecem o desempenho da ferramenta. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail marketing@ayma.es
Leia também:
Centro de usinagem e robô integram pacote de produtos
Linha de tornos tem modelos multi e monofuso automáticos
#Ayma #pastilhaparafresamento
Mais Notícias MM
Pesquisa sobre o monitoramento digital das características do fluido refrigerante na retificação de peças destacou a importância desse insumo para a eficiência do processo.
12/02/2026
Ganhos de eficiência, previsibilidade e controle técnico marcam a evolução da empresa após integrar engenharia e manufatura em um único ambiente.
11/02/2026
Novas ferramentas de metal duro estão sendo desenvolvidas na Universidade Técnica de Berlim para melhorar o desempenho da usinagem de ligas de alumínio.
02/02/2026