A espanhola Ayma desenvolveu uma pastilha para fresamento com uma geometria que lhe confere oito arestas de corte (foto ao lado), sendo por isso indicada para o trabalho com materiais difíceis de usinar, como os dos grupos ISO-M e ISO-S.

 

Os materiais do grupo M são os aços inoxidáveis contendo cromo, níquel e molibdênio, ligas que aumentam a sua resistência à corrosão, porém reduzem a usinabilidade.

 

Já os do grupo S são as superligas com resistência a altas temperaturas e ligas de titânio, normalmente escolhidas em razão de boa relação resistência/peso, mas que também são difíceis de usinar.

 

Diante das recomendações especiais para o trabalho com esses materiais, as quais incluem o equilíbrio de parâmetros como avanço, velocidade e profundidade de corte, assim como condições especiais de refrigeração, a Ayma trabalhou em um projeto de ferramenta para fresar que privilegia o maior número de arestas de corte e o sistema de fixação para que se apliquem as forças necessárias sem risco de quebra e com segurança anti-rotação, de forma a obter uma usinagem estável e segura.

 

As arestas de corte com desenho helicoidal e a configuração do quebra-cavacos são outros aspectos que favorecem o desempenho da ferramenta. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail marketing@ayma.es



 

Leia também:

 

Centro de usinagem e robô integram pacote de produtos

 

Linha de tornos tem modelos multi e monofuso automáticos


 

#Ayma #pastilhaparafresamento



Mais Notícias MM



SolidCAM LATAM e Mitsubishi Electric impulsionam tecnologia CNC

Desenvolvedora de sistemas CAM para usinagem e fabricante de máquinas vão aumentar a abrangência de sua parceria estratégica com o objetivo de promover a tecnologia CNC no setor metal mecânico.

11/07/2025


TopSolid’Brasil tem nova representação em Santa Catarina

Aliança estratégica entre a Top Solid e a Holand fortalece a atuação regional da desenvolvedora de sistemas para o setor industrial.

11/07/2025


Inovar na manufatura será o tema da próxima EMO Hannover

Feira que é referência em tecnologia para o setor metal mecânico acontece em setembro e vai ter como principais temas a inovação, a sustentabilidade dos processos produtivos e a digitalização.

14/07/2025