A espanhola Ayma desenvolveu uma pastilha para fresamento com uma geometria que lhe confere oito arestas de corte (foto ao lado), sendo por isso indicada para o trabalho com materiais difíceis de usinar, como os dos grupos ISO-M e ISO-S.

 

Os materiais do grupo M são os aços inoxidáveis contendo cromo, níquel e molibdênio, ligas que aumentam a sua resistência à corrosão, porém reduzem a usinabilidade.

 

Já os do grupo S são as superligas com resistência a altas temperaturas e ligas de titânio, normalmente escolhidas em razão de boa relação resistência/peso, mas que também são difíceis de usinar.

 

Diante das recomendações especiais para o trabalho com esses materiais, as quais incluem o equilíbrio de parâmetros como avanço, velocidade e profundidade de corte, assim como condições especiais de refrigeração, a Ayma trabalhou em um projeto de ferramenta para fresar que privilegia o maior número de arestas de corte e o sistema de fixação para que se apliquem as forças necessárias sem risco de quebra e com segurança anti-rotação, de forma a obter uma usinagem estável e segura.

 

As arestas de corte com desenho helicoidal e a configuração do quebra-cavacos são outros aspectos que favorecem o desempenho da ferramenta. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail marketing@ayma.es



 

Leia também:

 

Centro de usinagem e robô integram pacote de produtos

 

Linha de tornos tem modelos multi e monofuso automáticos


 

#Ayma #pastilhaparafresamento



Mais Notícias MM



CNC e peças para reposição

Empresa do interior de São Paulo fornece peças e serviços de manutenção em máquinas de usinagem.

02/02/2026


Gühring tem nova fresa para desbaste intensivo

Empresa da Alemanha com subsidiária no interior de SP ampliou o seu portfólio de produtos no Brasil.

19/01/2026


Rebarbadora para peças de ferro fundido

Novo modelo lançado pela Alcar Abrasivos apresenta alta taxa de remoção aliada à segurança para o operador.

19/01/2026