Os cuidados com higiene estão pautando muitas das atividades no ramo de plásticos, em decorrência das ações voltadas ao combate à Covid-19. Os produtos de higiene e limpeza estão hoje entre os que registram os maiores índices de aumento de consumo, levando a reboque toda a indústria de embalagens dedicada a eles.
Alinhar essa necessidade com conceitos de sustentabilidade e consumo mais racional levou a fornecedora de produtos de limpeza YVY a desenvolver uma linha de produtos concentrados, acondicionados em cápsulas de polipropileno fabricadas por injeção. Elas têm capacidade cúbica de 40 mL e apresentam diâmetro de 55 mm, altura de 70 mm e parede com espessura de 1,3 mm, bem como peso de 11 g, e são comercializadas em kits contendo de nove até 28 unidades. Desinfetantes, desengordurantes, sabões para lavagem de roupas e louças estão entre os produtos que podem compor o kit. A empresa desenvolveu ainda frascos duráveis, feitos de PET e equipados com aspersores, para que os consumidores diluam e apliquem os produtos em casa. O sistema de comercialização também é inovador, por encomenda online ou por telefone, e o consumidor pode optar por assinaturas mensais para recebimento dos kits em casa. O isolamento exigido pelas políticas públicas de combate à Covid-19, por sinal, provocou aumento da demanda e alterações nos prazos de entrega, como explicado no site da empresa.
Reciclagem na pauta
A YVY desenvolveu um programa de reciclagem das cápsulas após o seu uso, as quais são submetidas à moagem. A partir daí, os grânulos obtidos são destinados à confecção de novos recipientes. A devolução das cápsulas pode ser feita pelos clientes por meio de serviços de correio.
De acordo com Marcelo Ebert, CEO e co-fundador da companhia, são vendidas mensalmente cerca de 30 mil unidades, ao passo que o índice de retorno das embalagens é de aproximadamente 5%. Ele também disse que estão sendo realizados testes que consistem na adição de matéria-prima reciclada a resinas de PP virgem, que poderão ser usadas na fabricação de outros produtos. “Em relação ao processo de devolução das cápsulas, elas podem ser destinadas também para a coleta seletiva, caso o cliente não consiga mandar via Correios. Por conta do formato concentrado, a embalagem contém dois terços a menos de plástico em comparação aos produtos de limpeza convencionais”, acrescentou.
A companhia pretende estabelecer parcerias com empresas que atuam no ramo de plásticos para o desenvolvimento de produtos, embalagens e processos. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail yvy@yvybrasil.com.
Fotos: YVY
Conteúdo relacionado:
#Produtosdelimpezaconcentradosemembalagensdepolipropileno #Plásticos #Covid-19
Mais Notícias MM
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025
O Instituto de Embalagens vai realizar um workshop em que serão debatidas as boas práticas para o desenvolvimento de embalagens.
07/04/2025
Representante exclusiva da chinesa Juheshun na América Latina, a Altero está expandindo sua rede de fornecimento de poliamidas e copolímeros. As estratégias abrangem o aumento da comercialização de produtos na área de embalagens e a formação de parcerias com empresas do setor de plásticos.
07/04/2025