Consumidoras intensivas de energia, as empresas de processamento de plásticos buscam melhorar seus índices de produtividade reduzindo o custo unitário de seus produtos, o que está intrinsecamente associado à racionalização do consumo de energia. Por isso o uso de fontes alternativas é tão importante para essa indústria e será tema de um webinar que acontece na próxima quarta-feira, dia 1º de dezembro, às 18 horas, no canal da Aranda Eventos no Youtube.
A implantação de sistemas fotovoltaicos e o uso de geradores serão os principais tópicos da live que contará com a participação dos especialistas:
Helder Ferreira, diretor geral da Enerbras Energias Renováveis, sediada em Natal (RN). Executivo português com mais de 18 anos de experiência no mercado de energia fotovoltaica tanto no Brasil como na Europa. É mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Licenciatura em engenharia eletrotécnica pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, e especialista em Gestão de Energias Renováveis pela Universidade Católica de Lisboa. Membro fundador do Conselho Deliberativo da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER), Ferreira comanda desde 2012 as operações da Enerbras Energias Renováveis no Brasil, empresa com sede em Natal (RN) e com Filial em Recife, especializada no desenvolvimento, gestão e manutenção de projetos de usinas de energia solar e uma das principais parceiras da região Nordeste da Fronius, fabricante de inversores de energia fotovoltaica. Entre os projetos realizados em parceria com a Fronius está a instalação de sistema fotovoltaico, com potência de 447kW, na Acquaforte, indústria de plásticos reciclados de São José de Mipibu, localizada a 30km de Natal (RN).
Fabiano Lovato, diretor de negócios da Leão Energia, sediada em Londrina (PR), desenvolvedora de grupos geradores movidos a Diesel e biogás.
Depoimento de quem optou pelo sistema fotovoltaico
A live contará com o depoimento de Modesto Azevedo, presidente da Acquaforte, recicladora e transformadora de materiais plásticos situada em Mipibu (RN), que conta com um sistema fotovoltaico que gera 700 mil kWh por ano. O sistema opera desde julho de 2020, abastecendo toda a planta fabril composta por injetoras, extrusoras e moinhos.
O evento terá como mediadora Hellen Souza, editora da revista Plástico Industrial, e acontece no dia 01 de dezembro, quarta-feira, às 18 horas, no canal da Aranda Eventos no Youtube.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.
Confira os eventos anteriores na playlist PI webinar no Canal da Aranda Eventos no Youtube.
Foto: Shutterstock
Conteúdo relacionado:
Gestão energética no processamento de materiais termoplásticos
Recicladora e fabricante de produtos plásticos investe em energia renovável
O impacto da falta de eficiência energética no Brasil
#11WebinarPI #alternativaenergéticanaindústriadeplásticos
Mais Notícias MM
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025