O poliuretano (PU) é um dos polímeros termofixos mais versáteis. De acordo com sua formulação, é capaz de assumir formas que vão desde espumas rígidas e flexíveis até mesmo adesivos e elastômeros. Por isso o material compõe uma infinidade de produtos, tais como sapatos, colchões e material de isolamento, e até pás de turbinas eólicas e componentes para aviões e automóveis.

 

O aumento da demanda e da produção de PU tem resultado em uma quantidade cada vez maior de resíduos, e isso passou a demandar também métodos de reciclagem do material, alguns dos quais já foram noticiados na seção Reciclagem de Plástico Industrial.

 

Uma nova pesquisa está sendo desenvolvida pelo consórcio dinamarquês RePURpose, e está mostrando que os poliuretanos de uso comercial podem ser despolimerizados em blocos de construção monoméricos por meio da reciclagem química, dando origem a um material com as mesmas características do original.

 

Os pesquisadores do Centro Interdisciplinar de Nanociência (iNANO) e do Departamento de Química da Universidade de Aarhus (Dinamarca) relataram que um sistema catalítico baseado em manganês – um metal abundante – , dihidrogênio e álcool isopropílico é eficaz para decompor diferentes tipos de PU em um poliol e uma fração de amina, os monômeros iniciais.

Mais informações estão disponíveis nos artigos publicados pela equipe de pesquisadores, no site www.repurpose.nu.



Foto: RePURpose
 

Conteúdo relacionado:

 

Reciclagem química de PU integra projeto de economia circular

Programa de reciclagem vai converter colchões de PU em novas espumas




 

#RePURpose #poliuretano #reciclagemdePU



Mais Notícias MM



Acordo vai promover a indústria de telhas de PVC

O IBPVC e a Abitelha se uniram para promover o desenvolvimento da indústria de telhas fabricadas em poli(cloreto de vinila) (PVC).

23/09/2025


Escola LF fará evento sobre manutenção de máquinas industriais

Em dezembro será realizado um workshop para abordar a manutenção de equipamentos do setor de plásticos.

23/09/2025


Compostos termoplásticos com mais resistência ao impacto

Chegou ao mercado uma nova linha de materiais reforçados da italiana Xenia, com maior resistência ao impacto.

23/09/2025