Um consórcio formado entre as empresas Vallourec, com unidade fabril em Belo Horizonte (MG), e Grupo Açotubo, com sede em Guarulhos (SP), levou ao estabelecimento de uma joint venture que será voltada para o fornecimento de tubos e conexões fabricados com metais no Brasil.

Joint venture na área de tubos metálicos busca ampliar portfólio de produtos

 

O empreendimento conjunto é chamado de “Vallourec Tubos para Indústria” (VTI) e foi oficializado recentemente. De acordo com as companhias, ele foi criado como parte de um projeto que visa ampliar o portfólio de tubos metálicos e de produtos complementares, bem como atender à demanda por tubulações.

 

Entre comunicado à imprensa, foi informado que essa união tem como foco o fornecimento de tubos de aço perfilados e trefilados para diversos segmentos como, por exemplo, cadeias produtivas do ramo de corte e conformação de metais, indústria automobilística, setor de geração e distribuição de energia elétrica e de máquinas e equipamentos para o chão de fábrica.

 

Também foi informado que a partir da parceria a capacidade produtiva anual de trefilação de tubos girará em torno de 60 a 70 mil toneladas. Isso, incluindo a fabricação de tubos com e sem costura. E apesar de o foco do empreendimento ser o mercado brasileiro, não está fora de cogitação a exportação de produtos.

 

Rodrigo Rennó, CEO da VTI, comentou sobre este assunto: “Considerando que o Brasil será o primeiro lugar no mundo onde atuaremos com os produtos que serão disponibilizados pela VTI, isso abre possibilidades lá fora, também”. Ele concluiu dizendo que, “os processos de produção complementares e a semelhança organizacional das duas empresas formaram o cenário ideal para o fechamento da parceria”.

 

Bruno Bassi, CEO do Grupo Açotubo, explicou que, “continuaremos comprando produtos de diversos players deste mercado. Já a parte da Divisão de Tubos Trefilados e Peças passará a fazer parte da VTI, que também poderá fornecer para o Grupo Açotubo”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 2413-2000 e (31) 3328-2121.

 

Imagem: Pixabay

 

Reportagens similares:

 

Escâner 3D para medição sem contato de tubos metálicos

 

Guia de ferramentas para guilhotinas e linhas de corte

 

#GrupoAçotubo #Vallourec #TubosMetálicos #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias MM



Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Fabricante de guindastes fecha o ano com 76% de crescimento

Processadora de chapas, a gaúcha MS alcançou este ano um crescimento de 76% e anunciou o investimento em um novo equipamento de corte a laser de fibra.

08/12/2025


Bicicletas elétricas puxam o desempenho do setor de duas rodas

A Abraciclo revisou suas projeções de desempenho para 2025, tendo como produtos mais consumidos as motocicletas de baixa cilindrada e as bicicletas elétricas, cuja produção já registra crescimento de 144,8% em relação a 2024.

24/11/2025