Conhecida pela fabricação de ferramentas rotativas de usinagem, a alemã Gühring calcula que “cerca de 16% das interrupções no fluxo de trabalho das companhias são atribuídas à falta de produtos para o abastecimento em nível intermediário”. Com o objetivo de minimizar esse problema, a empresa incluiu em seu portfólio de serviços o Software de Gerenciamento GTMS, que já vem sendo aplicado em siversos segmentos. O sistema controla toda a cadeia de ferramentas, peças para produção, instrumentos de metrologia, dispositivos de fixação, equipamentos de proteção individual (EPIs), insumos para linha de montagem, entre outros.
Em sua aplicação no segmento metalmecânico, o GTMS também tem a capacidade de controlar itens como chaves, equipamentos de manutenção, instrumentos eletrônicos, calibradores, além de outros itens que os clientes julgarem como importantes à gestão rigorosa do consumo e dos custos. O sistema mantém um armazenamento de dados próprio, e ainda pode transferir todas as informações para um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), para um sistema de planejamento e produção (PPS) ou outros sistemas de gestão utilizados pelo usuário.

Segundo a empresa, ao prevenir a falta de materiais, o GTMS reduz o desperdício e melhora a utilização dos recursos. Com isso, consegue reduzir em 15% a 20% os custos gerados por problemas de abastecimento.
#gerenciamento #gestao #armazenamento #insumos #ferramentas #ERP #PPS
Mais Notícias MM
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
03/11/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
03/11/2025
O cruzamento de dados de usinagem e do consumo de ferramentas foi aprimorado no parque fabril da Fecial. A empresa adotou o uso de um software desenvolvido pela SKA para também reduzir o tempo da emissão de documentação técnica.
21/10/2025