A empresa alemã Karl Roll criou um sistema de processamento com jato de água de alta pressão, que efetua a rebarbação de peças após a sua fabricação por processos de corte e soldagem, atuando em quatro eixos e promovendo o acabamento completo do componente.

O sistema é composto por bicos com comutação automática, posicionados em quatro eixos, os quais direcionam cada jato de água diretamente sobre pontos individuais, removendo rebarbas, cordões de solda ou camadas de incrustação. A pressão de trabalho dos jatos de água, controlados via CNC, é de cerca de 500 bar. A mesa em que a peça é apoiada também é rotativa, constituindo por isso um quarto eixo de movimentação no interior da câmara de trabalho.

 

Concebido para componentes com diâmetro até 450 mm e altura máxima de 550 mm, o sistema comporta peças de até 100 quilos, incluindo o peso do dispositivo de fixação.

 

Para um resultado preciso e reproduzível, a peça de trabalho pode ser girada durante o processo conforme necessário e movida ao longo do eixo X. Ao mesmo tempo, os bicos podem ser movidos ao longo dos eixos Y e Z. Esta possibilidade de processamento ajuda a remover contaminantes presentes em áreas de difícil acesso, tais como furos transversais e profundos.

 

A tecnologia de controle de última geração é usada para posicionar os eixos CNC, que também são usados em máquinas-ferramenta. A sequência do processo pode ser programada offline, por meio de um painel de controle de 15 polegadas.



 

Imagens (Karl Roll): Aspecto exterior do sistema FlexJet HD e a sua câmara de processamento, com um sistema de 4 eixos

 

Conteúdo relacionado:

 

Corte de metais usando jato de água ultrafino

 

Tratamento contra corrosão é oferecido como serviço



Mais Notícias MM



Centro brasileiro de cibersegurança intensifica pesquisas

O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.

08/12/2025


Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Lubrificantes aditivados para estampagem agregam diferentes funções

A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.

08/12/2025