A empresa italiana Breton anunciou recentemente a criação da primeira impressora 3D do mercado de usinagem que integra Inteligência Artificial (IA) e algoritmos de aprendizagem indutiva de máquinas (machine learning). Denominado Genesis, o equipamento foi desenvolvido para operações com materiais termoplásticos em larga escala e pode combinar métodos aditivos e substrativos de produção. Para esta inovação, a Breton contou com o suporte da empresa canadense Augmenta e do Instituto de pesquisa MUSP, de Piacenza (Itália).

De acordo com a fabricante, a impressora 3D também pode ser considerada uma das maiores do mundo para prototipagem, com medidas de 3 metros de altura, até 5 metros de largura e comprimento sob consulta. A capacidade de deposição, por sua vez, é de até 200 kg por hora para materiais termoplásticos reforçados.

A Genesis é capaz de operar tanto em uma versão totalmente aditiva quanto em combinação com um sistema substrativo. Neste segundo formato, os processos de acabamento e otimização também podem ser realizados, deixando a peça totalmente pronta para o uso. Em relação a módulos, o equipamento pode ser configurado em diferentes tamanhos conforme as necessidades de cada clientes.

A impressora 3D já está sendo utilizada, com sucesso, pela startup Northern Light Composites para o desenvolvimento de moldes para protótipos do Ecofoiler, classificado pelo fabricante como o primeiro veleiro feito 100% de material reciclado. Para saber mais informações sobre a Genesis, acesse o site da Breton: www.breton.it.

#impressora #printer #impressora3d #3dprinter #ia #machinelearning #usinagem  



Mais Notícias MM



Manufatura aditiva nas ferramentarias é aposta da SKA

A empresa representa a norte-americana Markforged no Brasil e comercializa uma linha de equipamentos para impressão 3D industrial.

30/06/2025


Usinagem otimizada e gestão de processos são temas de livro

A usinagem dos materiais, com foco principalmente em sua gestão e em conceitos de usinagem enxuta, é o tema central da obra.

30/06/2025


Igus intensifica desenvolvimento de sistemas robóticos para metal mecânica

Série de robôs lineares e cartesianos recomendada para a automação da fabricação por usinagem está disponível para comercialização.

30/06/2025