Reforçando o viés de recuperação econômica mundial no pós-pandemia, o setor de máquina-ferramenta apresentou no segundo trimestre deste ano um volume de encomendas 103% maior do que os recebidos na mesma época do ano passado. A VDW (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas-Ferramenta), órgão que reúne os representantes do segmento, calcula que os pedidos locais cresceram 81% entre abril, maio e junho, enquanto as ordens vindas do Exterior subiram 114%.

A alta observada no período corrobora a tendência de alta observada no primeiro trimestre, em que o nível de pedidos para os industriais do país aumentou 57% (38% no mercado doméstico e 68% vindos de outros países). Com estes resultados, a VDW aponta que o setor está se recuperando com mais força dos problemas causados pela pandemia do que se supunha anteriormente, mesmo com eventuais dificuldades para atender aos pedidos. 

O maior número de pedidos é de industriais estrangeiros, sobretudo da China, responsável por 2/3 do total realizado por asiáticos. De acordo com a VDW, o quadro poderia ser ainda mais positivo sem os aumentos de preços de eletrônicos, aço e chapas metálicas, que provocaram gargalos na produção do setor.

Em razão destes resultados, o volume total de produção de máquinas-ferramentas na Alemanha em 2021 foi estimado pela Oxford Economics (departamento de estimativas econômicas da Universidade de Oxford, na Inglaterra) em 13,2 bilhões de euros. O número ainda está distante dos picos obtidos em 2018/2019, calculados em 17 milhões de euros.

#alemanha #industria #maquinas #ferramentas #vendas #economia #economics



Mais Notícias MM



Pesquisa aponta crescimento do mercado de fresadoras

Estudo global do mercado de fresadoras prevê aumento da demanda por essas máquinas essenciais na fabricação de itens para setores como o automobilístico e o aeroespacial. A produção personalizada também está impulsionando o mercado.

11/08/2025


WEG amplia unidade no Espírito Santo

A fabricante de motores elétricos anunciou investimentos em sua unidade de Linhares, que incluem a aquisição de novos equipamentos.

11/08/2025


Crescimento e desaceleração. Os dados da indústria no primeiro semestre.

Levantamento da CNI mostra que o faturamento da indústria cresceu 6,5% no primeiro semestre, mas os resultados recentes sinalizam desaceleração.

11/08/2025