A limpeza de moldes de injeção de polímeros é uma das aplicações possíveis da chamada limpeza a laser, uma das etapas de tratamento superficial que vem sendo realizada pelo  renomado Instituto de Inovação em Tecnologia Laser (ISI/SC), de Joinville (SC) – que é uma referência no desenvolvimento de novos processos e tecnologia na manufatura laser, associado ao MIT e ao Instituto Fraunhofer. Em parceria com o distribuidor do software para programação offline de robôs RobotMaster V7 no Brasil, da empresa Hypertherm, com matriz nos Estados Unidos, e com a fabricante alemã de robôs industriais Kuka, com subsidiária em São Bernardo do Campo (SP), a instituição vem conduzindo projetos voltados para a aplicação do laser em superfícies metálicas.

De acordo com os especialistas do instituto, a técnica possibilita benefícios como a redução de resíduos de limpeza, além de não afetar a superfície dos materiais, possuir alto grau de automação e prescindir de insumos químicos, tóxicos ou abrasivos. 

Neste processo, o Senai/SC desenvolve desde a limpeza e a preparação das superfícies até o desenvolvimento de equipamentos especializados para este tipo de aplicação. A Robotmaster, que também trabalha com a entidade em outros projetos, é responsável pela programação offline do sistema, que opera robôs da Kuka.

A operação do sistema pode ser vista no vídeo publicado na página do LinkedIn da Instituição

O ISI/SC tem interesse em estabelecer parcerias para a criação de projetos. Interessados podem obter mais informações aqui

 

#moldes #matrizes #moldesdeinjecao #tratamentosuperficial #tratamentosuperficial #laser

#SenaiSC #ISI #Robotmaster #Kuka 



Mais Notícias MM



GROB Brasil comemora os resultados de 2023

​​​​​​​A filial brasileira da alemã GROB celebra o segundo melhor resultado da sua história e se consolida também como desenvolvedora de tecnologias digitais voltadas para a usinagem.

22/01/2024


GTF Ferramentaria investe em novo centro de usinagem

A Fidia instalou centro de usinagem de alto desempenho na ferramentaria GTF, de Joinville (SC), que passou a ter capacidade para produzir moldes de até 40 toneladas.

16/10/2023


Projeto visa fabricar ferramental em cinco dias usando impressão 3D

Trabalho realizado na Alemanha prevê reduzir o prazo para construção de ferramental de 56 para cinco dias usando manufatura aditiva.

24/07/2023