Profissionais da área de manufatura terão à disposição mais um importante equipamento para a fabricação de peças de metal de formato complexo: a impressora 3D adquirida pela Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) para a realização de projetos de centro de pesquisa com sede na Universidade de São Paulo (USP). A máquina está sendo trazida dos EUA e deve chegar em até dois meses após o fim do processo de compra.

Denominado Studio System e produzido pela empresa americana Desktop Metal, o equipamento poderá ser alugado para empresas interessadas a preço de mercado. Fará parte de um laboratório multiuso instalado no centro de pesquisa da USP, além de servir aos pesquisadores e professores do RCGI para projetos que buscam desenvolver juntas de vedação labirinto e separadores supersônicos, entre outros.

A impressora 3D e o laboratório em que ficará instalado serão utilizados como apoio ao Hub Brasil de Manufatura Aditiva, iniciativa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) destinada à difusão deste tipo de tecnologia. Mais informações sobre o equipamento podem ser encontradas no site  https://www.desktopmetal.com/products/studio.



Mais Notícias MM



Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

Fabricantes europeus de máquinas estão desenvolvendo, junto com instituições de pesquisa, mecanismos de segurança para a proteção dos dados de produção da indústria, especialmente no setor de retificação.

18/03/2024


Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

19/02/2024