Profissionais da área de manufatura terão à disposição mais um importante equipamento para a fabricação de peças de metal de formato complexo: a impressora 3D adquirida pela Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) para a realização de projetos de centro de pesquisa com sede na Universidade de São Paulo (USP). A máquina está sendo trazida dos EUA e deve chegar em até dois meses após o fim do processo de compra.

Denominado Studio System e produzido pela empresa americana Desktop Metal, o equipamento poderá ser alugado para empresas interessadas a preço de mercado. Fará parte de um laboratório multiuso instalado no centro de pesquisa da USP, além de servir aos pesquisadores e professores do RCGI para projetos que buscam desenvolver juntas de vedação labirinto e separadores supersônicos, entre outros.

A impressora 3D e o laboratório em que ficará instalado serão utilizados como apoio ao Hub Brasil de Manufatura Aditiva, iniciativa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) destinada à difusão deste tipo de tecnologia. Mais informações sobre o equipamento podem ser encontradas no site  https://www.desktopmetal.com/products/studio.



Mais Notícias MM



Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025


Acabamento eletroquímico para peças de precisão

Fabricante de sistema de rebarbação eletroquímica integra o ultrassom ao processo, para obter componentes usinados ainda mais precisos.

01/12/2025


Ultrassom na usinagem. Menos desgaste e mais estabilidade no processo.

A tecnologia desenvolvida pela alemã VibroCut integra o ultrassom aos porta-ferramentas, cuja vibração potencializa o controle da formação de cavacos, a redução de desgaste e a estabilidade dos processos de usinagem.

17/11/2025