Em estudo feito na Universidade de Wyoming, nos Estados Unidos, pesquisadores anunciam a transformação de pó de carvão em nanografite, substância normalmente usada como lubrificante e em itens que vão de extintores de incêndio a baterias de lítio. De acordo com os cientistas, o experimento foi realizado em um forno micro-ondas num intervalo de apenas 15 minutos, em um método simples e barato de conversão de materiais. 

O estudo foi motivado por pesquisas anteriores que revelaram a possibilidade do uso deste tipo de forno para reduzir a umidade e remover enxofre e outros minerais do carvão após tratamento químico prévio. No entanto, o único tratamento prévio realizado foi a moagem do carvão. O material decorrente foi colocado em folhas de cobre e lacrado em recipientes de vidro junto a uma mistura gasosa de argônio e hidrogênio até ir ao micro-ondas. 

O processo levou à geração, em poucos segundos, de uma temperatura interna do forno altíssima, estimada em quase mil graus Celsius (1.800 graus Fahrenheit), resultando na transformação desejada. Na visão dos pesquisadores, este experimento pode ser aprimorado e estabelecido em larga escala no intuito de elevar tanto a qualidade quanto a quantidade de nanografite no mercado internacional.



Mais Notícias MM



Cabeçote de fresamento de cinco eixos

Equipamento conta com tecnologia para remoção de alto volume de cavacos e codificadores ópticos.

05/08/2022


Como o padrão MT Connect se tornou o meio de comunicação entre máquinas CNC

O protocolo MT Connect está consolidado como padrão entre os fabricantes e usuários de máquinas CNC. Compreender o seu propósito pode ser útil para se apropriar do conceito de indústria 4.0 no segmento de usinagem. 

25/07/2022


Máquinas multitarefa, automação e conectividade na IMTS

Executar diversas operações a partir de uma única fixação poupa tempo e mão-de-obra, e por isso é uma das tendências mais fortes no setor de máquinas-ferramenta, que poderá ser conferida na feira IMTS, programada para setembro, nos Estados Unidos.

25/07/2022