Acontece no dia 9 de setembro de 2026 a terceira edição do Grafenoplast em São Paulo (SP), evento que vai reunir profissionais de empresas e da academia para discutir o desenvolvimento de aplicações para o grafeno na indústria de plásticos e em outros setores relacionados, a exemplo do têxtil e de fibras.

O evento é promovido pela Markeplan com o apoio e curadoria da revista Plástico Industrial. A programação será composta por apresentações sobre o panorama mundial da pesquisa e um olhar especial para os centros brasileiros de desenvolvimento de nanomateriais, com a participação de especialistas que vão tratar também do uso do grafeno na funcionalização de filmes plásticos.


 

Já estão confirmadas palestras sobre os seguintes temas:

 

 

 

 



Também serão discutidos o potencial do grafeno na obtenção de propriedades multifuncionais e o uso do material como melhorador de propriedades de materiais reciclados e virgens.


Extremamente funcional, o grafeno tem potencial para modificar muitos tipos de produtos, tornando possível o desenvolvimento de, por exemplo, embalagens avançadas de alta resistência e condutividade térmica, além de peças reforçadas para resistir a intensas solicitações mecânicas e materiais plásticos com significativa melhora da condutividade térmica.


Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.grafenoplast.com.

 

 

Imagem: Freepik.

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

Leia mais sobre o grafeno e materiais compósitos:

 

Nanotubos de grafeno reduzem a pegada de carbono em plásticos condutores

 

Uma análise do mecanismo de vulcanização de compostos de EPDM com adição de óxido de grafeno

 

Mais soluções avançadas em materiais compósitos no ar



Mais Notícias MM



Chen Hsong apresenta nova linha de injetoras verticais

A fabricante chinesa lançou no Brasil uma linha de máquinas verticais com mesa rotativa, e também linhas que combinam o fechamento vertical com injeção horizontal.

28/07/2026


Novo filamento de PLA tem mais resistência mecânica e a estabilidade térmica

O insumo desenvolvido pela Polymaker apresenta resistência ao impacto duas vezes superior à do PLA convencional e suporta até 150 °C em ambientes sem carga, mantendo os parâmetros operacionais de impressão do PLA padrão.

28/07/2026


Encerram-se em agosto as inscrições para o International Award 2026

Prazo final para as inscrições de projetos que vão concorrer no evento foi divulgado pelo Think Plastic Brazil.

28/07/2026