O desenvolvimento e a usinagem de moldes, matrizes e estampos representam a base tecnológica para a produção em larga escala em áreas como a conformação mecânica e a transformação de plásticos. A responsabilidade por esse aspecto estratégico para a indústria de manufatura recai sobre empresas e profissionais de usinagem, que foram o objeto de um levantamento estatístico abrangente feito pela revista Máquinas e Metais. A pesquisa foi aplicada a 2.379 empresas, e aquelas que apresentaram respostas completas constam do guia de ferramentarias que prestam serviços para terceiros.

 

Os dados obtidos na pesquisa foram expandidos e revelaram um robusto parque fabril estimado em 47.000 equipamentos em operação, com uma média de 20 máquinas por planta. O estudo serve como um indicador para engenheiros, diretores e supervisores avaliarem a competitividade e o nível de desenvolvimento tecnológico do chão de fábrica nacional.

 

Centros de usinagem vertical lideram a preferência

 

Os resultados do mapeamento comprovam uma forte concentração em processos de usinagem complexa e de alta precisão. A infraestrutura do setor está distribuída em seis categorias fundamentais de maquinário, com destaque para a predominância dos sistemas de fresamento e torneamento:


O levantamento aponta a opção por maquinário avançado como recurso indispensável para o processamento de itens complexos e materiais típicos da fabricação de ferramental.


 

Acesse os guias setoriais completos da Máquinas e Metais e encontre fornecedores qualificados em https://www.arandanet.com.br/revista/mm/guias.


Imagem: gefrorene_wand / Pixabay

 

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Brasil é tema de estudo sobre o valor econômico da inovação

 

Pesquisa trata do uso de laser na fabricação de ferramentas

 



Mais Notícias MM



Manufatura aditiva, usinagem e IA na recuperação de moldes para fundição

Tecnologia híbrida baseada em deposição a laser (LMD) reconstrói moldes complexos de fundição em máquinas CNC de 5 eixos, reduzindo o tempo de fresamento e o desperdício de material.

07/06/2026


GROB Brasil comemora os resultados de 2023

​​​​​​​A filial brasileira da alemã GROB celebra o segundo melhor resultado da sua história e se consolida também como desenvolvedora de tecnologias digitais voltadas para a usinagem.

22/01/2024


GTF Ferramentaria investe em novo centro de usinagem

A Fidia instalou centro de usinagem de alto desempenho na ferramentaria GTF, de Joinville (SC), que passou a ter capacidade para produzir moldes de até 40 toneladas.

16/10/2023