A italiana Fidia, com filial em São Bernardo do Campo (SP), está trazendo para o mercado brasileiro o centro de usinagem de cinco eixos contínuos DL 321, com pórtico do tipo gantry, em versão compacta. Empresas locais já estão apostando no equipamento como sendo um salto para um novo patamar de controle e de qualidade para tarefas complexas de usinagem, tanto de moldes quanto de peças metálicas. A mais recente instalação ocorreu na GTF Ferramentaria, de Joinville (SC), que confecciona moldes complexos, e qua já possuía um equipamento de porte similar.

 

A DL321 possui estrutura monolítica, gantry superior e curso dos eixos projetados de forma a abranger uma ampla gama de aplicações, permitindo a usinagem de materiais como alumínio e aço.

 

Equipado com motores lineares nos eixos X e Y, o modelo conta com comando numérico C20/C20-Vision, tendo interface para microcomputadores com sistema operacional Windows, e foi desenvolvido especialmente para aplicações de usinagem de cinco eixos, de alta velocidade. Os cursos são de 3.000, 2.200 e 1.250 mm, para os eixos X, Y e Z, respectivamente, e as velocidades vão de 15.000 a 24.000 rpm.

 

O cabeçote com geometria em formato de cunha atua tanto na usinagem com 3+2 eixos quanto na de cinco eixos contínuos, mantendo a mesma resolução de posicionamento angular, de 0,001°. A empresa desenvolveu também o dispositivo HMS, um sistema para medição e controle dos cabeçotes equipado com três sensores conectados ao comando numérico e gerenciado por um software de medição capaz de controlar e corrigir tanto a precisão de posicionamento quanto os parâmetros do cabeçote.

 

Os investimentos em maquinário e tecnologia que têm sido feitos pela GTF a capacitam como uma das maiores ferramentarias do País, com capacidade para a confecção de moldes de até 40 toneladas. A empresa realizou um open house no final de setembro (foto à direita) para oficializar a entrada em operação do novo equipamento.

 

Augusto Mignani, Diretor Geral do Grupo Fidia, comentou que a DL321 é um lançamento no mercado brasileiro, e a unidade adquirida pela GTF é a primeira em funcionamento em território nacional. A empresa comemora no próximo ano 50 anos de atividades, 30 dos quais tem estado presente no Brasil.

 

 

Imagens: Fidia

 

 

Leia também:

 

Acordo amplia a distribuição de itens para automação industrial

 

Aquisição concluída no setor metalmecânico

 

 

#Fidia

#GTFFerramentaria

#DL321



Mais Notícias MM



CNI e Abimaq reagem ao tarifaço de Trump

CNI vai organizar missão de empresários aos EUA para reforçar os laços comerciais entre empresas, enquanto a Abimaq avalia as perdas que o setor de máquinas e equipamentos poderá sofrer em decorrência do aumento das tarifas.

07/04/2025


Fundimig tem nova célula robotizada para rebarbação

Fundição mineira adquiriu da gaúcha Dalca uma célula robotizada para acabamento de peças metálicas.

07/04/2025


MWM amplia centro para distribuição de peças fabricadas por usinagem

A empresa que integra o Grupo Tupy vai expandir seu centro de distribuição de peças situado no interior de SP. O objetivo é aumentar a produtividade e a capacidade logística.

13/01/2025