A israelense Iscar, com subsidiária brasileira em Vinhedo (SP), lançou a linha Quick-X-Flute, de insertos de dupla face, projetada para maximizar a eficiência e a produtividade no fresamento de ligas de alta temperatura. Com preparação especial da aresta de corte, os insertos apresentam alta taxa de formação decavacos, sendo indicados principalmente para a usinagem de titânio e suas ligas, além de aço.


 

As fresas de nova geração contam com canais de corte estendidos, oferecendo até oito arestas de corte para garantir alto desempenho na fresagem desses materiais. Disponíveis em diversas classes de metal duro revestido, as pastilhas oferecem uma variedade de raios de aresta — incluindo 0,8 mm, 3,2 mm e 4 mm — adaptando-se às necessidades de diferentes aplicações, desde ligas de alta temperatura até aço inoxidável austenítico e aço carbono.


 

Com um sistema de refrigeração de alta pressão dotado de bicos substituíveis e saídas frontais, as ferramentas possuem controle térmico e recurso para evacuação de cavacos. A conexão inovadora reforçada, constituída por um único parafuso, possui força axial seis vezes maior do que a adaptação convencional para fresamento de topo, garantindo segurança e facilidade na substituição direta na máquina.


 

O projeto inclui canais helicoidais variáveis e sistema de rápida remoção de cavacos, reduzindo vibrações durante o corte. Por sua vez, a aresta positiva e o ângulo de características de ataque otimizado resultaram em forças de corte reduzidas, que promovem melhor acabamento para a peça trabalhada.


 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________


Imagem: Iscar


 

Leia também:


 

Hypermill integra automação a torneamento e fresamento


 

Fresas para acabamento de alta precisão integram o portfólio da Seco


 


 

 



Mais Notícias MM



Brasil hospeda polo global da Siemens para desenvolvimento de software industrial

Com o lançamento do Tech Hub, a empresa reforça o uso de IA e automação para elevar a produtividade e a qualificação técnica no setor fabril.

26/04/2026


CERTI demonstra inspeção automatizada com IA na Hannover Messe

Em parceria com a Lenovo, a instituição apresentou sistemas de visão computacional para verificação de montagem, visando reduzir falhas e elevar a precisão em linhas de produção de alta complexidade.

26/04/2026


Atualização de software reduz o tempo de cálculo de trajetórias de usinagem

A versão 2.8 do Ency CAD/CAM emprega algoritmos otimizados para acelerar a programação da usinagem rotativa e a simulação de colisões.

26/04/2026