Adalberto Rezende, da redação.


 

A CTN Tecnologia CNC, com sede na cidade mineira de Contagem, desenvolveu o sistema I-MD Plus, que permite que máquinas de usinagem se comuniquem entre si, proporcionando aos operadores recursos que vão desde a programação de comandos para execução de tarefas até a transmissão de dados provenientes da fabricação.

O sistema Wi-Fi I-MD Plus, que possui homologação da Anatel e certificação Europeia, opera a partir de dispositivos que podem ser conectados a redes digitais industriais internas e externas, conforme o tipo de demanda dos clientes. Os aparelhos podem ser integrados diretamente à estrutura de centros de usinagem e fresadoras, por exemplo, bem como posicionados próximos às unidades equipadas com computadores industriais.


 

Dispositivo para comunicação por redes sem fio instalado em máquina de usinagem. Imagem: CTN Tecnologia CNC.


 

Cristiano Octávio, diretor da CTN Tecnologia CNC, em entrevista concedida à Máquinas e Metais, comentou que o sistema foi aprimorado. Os novos recursos permitem o cruzamento de informações obtidas a partir da realização de processos combinados de usinagem, manutenção remota, rastreamento da produção e integração com sistemas MES (Manufacturing Execution System, ou sistema de gerenciamento de processos produtivos, em tradução livre).    

 

Conforme explicou Cristiano (foto ao lado), a colaboração dos clientes pode ajudar para o aprimoramento contínuo do sistema. Nas palavras do executivo, “Eu conto com os clientes para me fornecer informações que são úteis no que se refere ao melhoramento do sistema I-MD Plus. Graças à colaboração dos nossos clientes, é possível saber quais são suas demandas atuais, e também prever demandas futuras, dependendo de cada caso e do tipo de aplicação requerida”.

 

Exemplo de aplicação. Imagem: arquivo pessoal.


 

Um raio-X do sistema 

 

O sistema de comunicação desenvolvido pela CTN trabalha com base Linux, assim, como disse Cristiano, “Não se corre o risco de parar a usinagem por causa da fragilidade do sistema Windows, e também não se corre o risco de trabalhar com software sem licença nos transmissores (Windows)”.

 

Não necessita de nenhum botão liga/desliga. “O dispositivo liga com a máquina e só vai parar quando a máquina for desligada. Possui capacidade de armazenamento de 2 gigabytes standard, e se o cliente preferir, pode usar um pendrive de 1 terabyte de memória. Basta inserir na porta USB da máquina e o módulo faz o direcionamento”, complementou o executivo. 

 

Além disso, são comercializados outros modelos de dispositivos que já conversam com sistemas MES e ERP (Enterprise Resource Planning, ou traduzindo para o português, planejamento dos recursos da empresa). “Somos desenvolvedores de hardware e software, sendo assim, se tivermos uma máquina ou situação específica, podemos verificar a possibilidade de desenvolvimento personalizado”, concluiu.

 

A CTN Tecnologia CNC atua desde 2010 no desenvolvimento de sistemas para comunicação de máquinas de usinagem. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 9.9227-9321 e pelo e-mail: cristiano@tecnologiacnc.com. 

 

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Continue acessando reportagens sobre usinagem:

 

Sistemas de IA mais adaptáveis ao ambiente fabril

 

Inter CNC intensifica fabricação de máquinas para usinagem

 

GloryMaq lança novo torno e aposta no mercado brasileiro

 

#CTNTecnologiaCNC #IMDPlus #MaquinaseMetais



Mais Notícias MM



Novo robô para usinagem preenche a lacuna entre robôs industriais clássicos e máquinas-ferramenta

Desenvolvido por instituto de pesquisa alemão, em parceria com empresas, o novo robô incorpora tecnologias inovadoras de acionamento e uma estrutura mecânica otimizada, capaz de compensar erros dinâmicos e amortecer vibrações.

28/07/2025


Robôs colaborativos integram nova linha da Comau

A empresa lançou seis modelos de autômatos que podem ser utilizados em operações complementares à fabricação por usinagem.

11/07/2025


Igus intensifica desenvolvimento de sistemas robóticos para metal mecânica

Série de robôs lineares e cartesianos recomendada para a automação da fabricação por usinagem está disponível para comercialização.

30/06/2025