O livro “Engenharia mental: gestão de projetos 360º – do contrato até a perícia”, de autoria de Ricardo Alexandre Gois Ferreira, engenheiro, foi publicado pela editora Leud. A obra possui 576 páginas que compõem uma compilação de temas de interesse da indústria de manufatura e, inclusive, do setor de usinagem.

As aplicações e os conceitos da engenharia mental são os temas centrais do livro, que inclui ainda tópicos como a administração de negócios, critérios para a seleção de projetos, sistemas de gestão da qualidade, codificação da estrutura de classificação, segurança de dados e planos de execução, por exemplo.


Normas e padrões, técnicas de abordagem, métodos, elaboração e uso de mapas mentais também são abordados no livro. Há capítulos onde o leitor vai encontrar assuntos relacionados ao planejamento do orçamento, riscos, arranjo de contratos e análise socioeconômica de custo-benefício em projetos de investimento em infraestrutura.


A eficiência energética e a sustentabilidade também estão entre os temas tratados pelo autor, assim como as técnicas de validação e qualidade de cronogramas – AACE, DCMA, GAO, NASA.


O livro possui capítulos dedicados à elaboração de orçamentos e formação de preços de empreendimentos de infraestrutura, nos quais há tópicos sobre a criação de orçamentos com base nas normas ABNR NBR 16633-1 – Terminologia – e ABNR NBR 16633-2 – Procedimentos gerais.


Na parte final da publicação, a transformação digital compõe um grupo de tópicos que têm como temas principais a robótica, tecnologia aplicada à engenharia, redes e sistemas digitais para compartilhamento de dados (blockchain), inteligência artificial (IA), computação em nuvem, gêmeos digitais, internet das coisas (IoT) e realidade virtual e aumentada, entre outros assuntos.


O livro é comercializado em versão física pelo site da Livraria Ofitexto (www.ofitexto.com.br) pelo preço sugerido de R$ 169,89. Na seção “Literatura” no nosso portal estão disponíveis informações sobre livros que têm como temas diversos assuntos relacionados ao setor de usinagem.

 

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Ofitexto/Divulgação.

 

Conheça mais livros do setor de usinagem:

 

Usinagem para graduandos em engenharia

 

Usinagem otimizada e gestão de processos são temas de livro

 

Usinagem para profissionais do chão de fábrica, pesquisadores e estudantes.



Mais Notícias MM



Tecnologia para torneamento e fresamento serão mostradas em evento

Máquinas de usinagem comercializadas pela indiana LMW estarão entre as atrações da EMO Hannover 2025.

11/08/2025


CTN aprimora sistema Wi-Fi para comunicação entre máquinas de usinagem

A empresa de Minas Gerais desenvolveu dispositivos que conectam máquinas de usinagem CNC e permitem a programação da execução de comandos. O sistema digital, chamado I-MD Plus, também monitora o funcionamento de máquinas e faz a transmissão de dados provenientes da produção.

11/08/2025


Fórum de manufatura acontece em SP

Na nova edição do Fórum de manufatura será abordada a fabricação do futuro, liderança para conectar pessoas e inteligência artificial.

08/08/2025