A fabricante de embalagens Aptar (EUA), que tem unidade brasileira em Jundiaí (SP), anunciou o desenvolvimento de uma embalagem para spray nasal usando 52% de matéria-prima de origem biológica e com certificado pelo ISCC Plus (International Sustainability & Carbon Certification Plus), sistema voluntário de certificação internacional voltado para rastreabilidade e sustentabilidade na cadeia produtiva, principalmente de matérias-primas renováveis, recicladas e circulares. O ISCC Plus se estende aos fornecedores externos e é utilizado por empresas que desejam demonstrar o compromisso com a sustentabilidade. A adoção do selo permite comunicar ao público o uso de matérias-primas sustentáveis e rastreáveis em produtos finais.
A bomba de spray nasal desenvolvida pela Aptar leva o nome de Freepod e é um dos sistemas de aplicação dos produtos farmacêuticos da marca Otrivin, da Haleon, com sede global no Reino Unido. O frasco é produzido utilizando a abordagem de balanço de massa equivalente a 100% de conteúdo de origem biológica. Juntos, os componentes da bomba e do frasco resultam em um conteúdo total de 60% de material circular para todo o dispositivo de spray nasal.
A empresa informou em comunicado de imprensa que os componentes da embalagem Freepod são feitos de resinas de base biológica derivadas de matérias-primas renováveis como resíduos biológicos e óleos residuais. A unidade fabril da Aptar Pharma em Mezzovico, Suíça, possui certificação ISCC PLUS.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Aptar
Leia também:
Balanço de massa. Entenda o conceito que norteia a sustentabilidade no setor de plásticos
Mais Notícias MM
Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.
16/09/2025
Mercado aquecido especialmente pelas empresas de água mineral levou a fabricante paranaense a aumentar a oferta de máquinas, com destaque para o modelo totalmente elétrico com capacidade de até 18 mil garrafas/hora.
09/09/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.
02/09/2025