Uma nova geração dos sistemas a laser de fibra TruFiber foi lançada pela alemã Trumpf durante a feira Laser World of Photonics, realizada em Munique, no mês de junho.
Os novos equipamentos foram projetados para aumentar a produtividade de diversos processos de fabricação, incluindo a soldagem a laser de alta precisão, um requisito da fabricação de baterias para carros elétricos.
A nova geração de lasers possui óptica programável e tecnologia de sensores, com potências que variam de 500 W a 50 kW. Já está integrada a todo o portfólio de tecnologias da Trumpf, que inclui máquinas, controles, sistemas de direcionamento do feixe, óptica de processamento, sensores e mecanismos de resfriamento coordenados de modo a favorecer o desempenho dos equipamentos em termos de precisão, eficiência e facilidade de operação. Estará disponível para o mercado mundial, com o design modular característico dos equipamentos da empresa, que permite aos técnicos trocar peças rapidamente.
O TruFiber possui um sistema de controle de potência que garante repetibilidade na soldagem, especialmente no caso do cobre. Com sensores integrados, é possível monitorar o laser à distância e evitar erros durante o processo. A tela de comando é simples e intuitiva, como a de um celular.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagens: Trumpf
Leia também:
Mais Notícias MM
A empresa do Paraná opera sob o guarda-chuva do Grupo Cristófoli Biossegurança e integrou ao seu portfólio a linha de células robotizadas FAZ. As células contam com tecnologias desenvolvidas por companhias parceiras e são recomendadas para a fabricação de diferentes tipos de peças metálicas.
04/08/2025
Sistema combina recursos para a execução de soldagem e corte automatizadas, com recursos digitais baseados no uso de sensores inteligentes.
04/08/2025
Fabricante de máquinas e siderúrgica anunciam acordo para desenvolvimento de tecnologia de corte e dobra dos novos aços desenvolvidos de acordo com critérios de sustentabilidade.
21/07/2025