Executivos do grupo francês Sepro, que possui unidade brasileira em Itupeva (SP), anunciaram durante a K Preview a conclusão do redesenho da sua linha de robôs Premium, de alto desempenho. Os novos robôs da S-Line serão exibidos durante a feira K, em outubro, na Alemanha, e substituem a S5-Line de três eixos e a 5X-Line, de cinco eixos.

 

Os três novos modelos da linha S foram projetados para a manipulação de peças em máquina injetoras de 100 a 900 toneladas de força de fechamento, com três opções modulares, sendo uma de três eixos servocontrolados; uma com rotação servo para um total de cinco eixos CNC, e ainda, configurações específicas, como a versão “medical”, para a moldagem em sala limpa. Um modelo desse tipo será exibido no estande da Sumitomo Demag, na moldagem de peças para a área médica.

 

 

Dirk Schroeder, Caroline Chamard e Philippe Lang, da Sepro, em apresentação durante a K Preview

 

Os robôs são acionados pelo novo controle Visual 4, com possibilidade de instalação em células de produção multi-máquinas e multi-robôs. A capacidade de carga dos modelos standard foi aumentada e o curso de desmoldagem no eixo Y foi estendido para 200 mm, o que aumenta entre 22 e 40% o curso efetivo, dependendo do tamanho do robô.

 

O novo controle gerencia até dez eixos e foi aprimorado em termos de cibersegurança e projeto de hardware, usando protocolos de programação padronizados. A conectividade também recebeu atenção das equipes de P&D, que melhoraram a comunicação com as injetoras e com equipamentos robóticos de outros fabricantes.

 

A abordagem modular adotada pela empresa desde 2021 torna mais flexível a instalação dos robôs e a sua integração em células complexas que podem conter sistemas de proteção, esteiras transportadoras, sistemas de insertos e sobre-injeção, fornecidos em sistema turn-key.

 

Tendo hoje como principais mercados França, Alemanha, Estados Unidos e Brasil, a Sepro planeja para 2026 prosseguir na reconfiguração e simplificação de seus robôs, incluindo os de grande porte, para injetoras de até 5.000 toneladas de força.

 

Em seu estande na feira K, a Sepro vai montar o “Meet the experts corner”, ou “o cantinho para encontro com especialistas”, onde os profissionais da empresa estarão disponíveis para tirar dúvidas a respeito de retrofitting de instalações com base na adoção dos robôs, upgrading de equipamentos já existentes, melhorias de software e novos recursos que podem ser incorporados às instalações.

 

 

Acompanhe as atualizações semanais sobre a Feira K no hub de conteúdo K 2025 no portal da Plástico Industrial.

 

____________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________________

 

 

Imagens: Messe Düsseldorf/ctillmann e Sepro

 

 

 

 

Leia também:

 

Sistemas de IA se tornam adaptáveis ao ambiente fabril

 

Comau lança linha de robôs colaborativos

 



Mais Notícias MM



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025