A italiana Comau, com filial brasileira situada no município de Santo André (SP), lançou robôs colaborativos que já estão disponíveis para comercialização. Trata-se da linha de autômatos MyCo, composta por seis modelos de cobots que têm capacidade de 3 kg a 15 kg.

Com alcance de 590 mm e 1.300 mm, os robôs MyCo podem ser utilizados em operações complementares à fabricação por usinagem, sendo recomendados também para trabalhos que envolvem soldagem e montagem de peças, por exemplo.
Os novos robôs possuem seis graus de liberdade e são fáceis de programar, conforme informações divulgadas à imprensa. O design dos cobots facilita a realocação deles, de maneira que eles possam operar tanto em espaços compactos quanto em grandes áreas.
“Com o lançamento da família de robôs MyCo, a Comau visa atender à demanda crescente de setores como alimentos e bebidas, produtos farmacêuticos, energia renovável e logística, além de pequenas e médias empresas. Cada um dos seis modelos desta linha nos permite oferecer uma solução altamente flexível, fácil de usar e transportável, que suporta operações seguras e eficientes em ambientes dinâmicos”, comentou Stefania Ferrero, diretora de marketing da Comau.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Comau/Divulgação.
Veja também na nova edição da Máquinas e Metais digital:
Informação, a base para o desenvolvimento de processos avançados.
A usinagem auxiliada por ultrassom
#Comau #RobôsMyCo #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
Processos de manufatura e recuperação de peças serão combinados priorizando a rastreabilidade e o controle dimensional rigoroso de componentes.
06/07/2026
Nova assistente virtual interage em linguagem natural para analisar variáveis de corte, agilizando o setup em operações de torneamento, fresamento e furação.
22/06/2026
A plataforma industrial “T4F - Tool for Future” vai receber cadastros de empresas do setor de usinagem com o objetivo de promover a realização de trabalhos conjuntos.
08/06/2026