A fabricante de aditivos para polímeros Adeka (Japão), que tem subsidiária brasileira em Barueri (SP), desenvolveu um antioxidante à base de fosfito que tem potencial para melhorar propriedades mecânicas de produtos rotomoldados.

 

O ADK STAB PEP-36 foi concebido especialmente para processos de transformação que requerem altas temperaturas de trabalho ou longos tempos de residência, como ocorre com a rotomoldagem, e pode ser adicionado em diversos tipos de polímeros, incluindo polietileno (PE), polipropileno (PP), poliamidas ( PA), policarbonato (PC) e poli(tereftalato de butileno (PBT). Pode ser utilizado também em processos de sopro de PEAD e injeção de PA e PBT, assim como em formulações para fabricação de filmes agrícolas e para mulching, sujeitos a intempéries.

 

O composto atua como um agente de alta eficácia e durabilidade, em comparação a antioxidantes tradicionais, possibilitando a produção de peças rotomoldadas com menor degradação térmica e, portanto, melhores propriedades mecânicas ao final do processo.

 

O gráfico ao lado foi elaborado com base em testes com a dosagem de apenas 0,05% do aditivo em polietileno de média densidade (PEMD) para rotomoldagem, à temperatura de 270ºC por 10 minutos. Ele mostra o índice de amarelamento do material aditivado com diferentes tipos de antioxidante, destacando a ação do PEP-36.

 

O produto é fornecido na forma de pó e é comercializado em sacos de 20 kg pela Piramidal, distribuidora Adeka no Brasil.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail adeka@adeka.com.br.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Adeka

 

 

 

Leia também:

 

Um aditivo seguro para polimerização de plásticos para contato com alimentos

 

Clariant lança aditivos livres de PFAS para processamento de filmes

 



Mais Notícias MM



Réguas potenciométricas

Empresa paulista distribui as réguas potenciométricas da alemã Novotechnik, usadas para assegurar o posicionamento preciso dos mecanismos de injetoras e sopradoras.

09/09/2025


Aditivo melhora propriedades de poliolefinas recicladas

Aspectos como reologia, propriedades mecânicas e de cor podem ser melhorados com o uso do pacote de aditivos da Adeka.

26/08/2025


Digitalização auxilia no sopro de materiais sustentáveis

Companhia do Reino Unido incrementou seu portfólio de produtos digitais voltados para a melhoria do processo de sopro, contemplando também materiais reciclados e de origem renovável.

05/08/2025