Antecipando o que pretende exibir na Feira K, que acontece em outubro deste ano na Alemanha, a suíça Clariant, com unidade em São Paulo (SP), anunciou o lançamento de sua nova linha de produtos AddWorks PPA, uma nova geração de aditivos auxiliares de processamento livres de PFAS, sigla em inglês para as substâncias fluoradas (per and polyfluoroalkyl substances), também conhecidas como “químicos eternos” por possuírem ligações químicas extremamente estáveis entre carbono e flúor, o que dificulta a sua degradaçãonatural.
Desenvolvidos especificamente para aplicações de extrusão de poliolefinas, os aditivos atendem à crescente demanda da indústria por alternativas mais sustentáveis aos auxiliares de processamento convencionais à base de fluoropolímeros, mantendo elevados padrões de desempenho.
A nova linha inclui o AddWorks PPA 101 FG, voltada principalmente para os mercados da Europa, Oriente Médio e África (EMEA ) e Américas; e também o AddWorks PPA 122 G, direcionado para a China e Turquia. Ambos os produtos já estão disponíveis comercialmente.
As formulações possuem uma composição que garante ampla conformidade regulatória, incluindo adequação para contato com alimentos, atendendo a uma necessidade crítica da indústria de embalagens. Além disso, apoiam os requisitos de reciclabilidade previstos no novo Regulamento Europeu de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR), alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade do setor de plásticos.
Os aditivos da linha AddWorks PPA 101 FG podem ser incorporados às formulações via resina base, masterbatch ou concentrado. Já o AddWorks PPA 122 G é fornecido em forma de masterbatch, facilitando o manuseio e exigindo a mesma dosagem dos masterbatches convencionais, o que simplifica a transição para os fabricantes.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Clariant
Leia também:
Novo desmoldante líquido é baseado em silicones de alto peso molecular
Mais Notícias MM
Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.
29/07/2025
Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.
22/07/2025
A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.
14/07/2025