De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), o setor já reciclou mais de 38 mil toneladas de embalagens pós-consumo.
A entidade atribuiu essa marca ao programa “Mãos Pro Futuro”, do qual faz parte desde 2009. O programa é dedicado a trabalhos que envolvem a sustentabilidade, economia circular e inclusão social, além de outros temas.
Também foi divulgado pela ABIPLA que 198.733 toneladas de resíduos urbanos foram recicladas em 2024, e que deste montante, 38.598 toneladas ficaram sob a responsabilidade de empresas associadas à entidade, o que equivale a 19,4% do total de resíduos processados.
De janeiro a abril de 2025, conforme levantamento preliminar do programa “Mãos pro Futuro”, o volume total de materiais recicláveis comercializados no Brasil foi de 39.338 toneladas, com o plástico representando 28% desse montante. Ainda de acordo com o levantamento, o papel representou 49% do total, seguido pelo plástico, vidro (15%) e metais (8%), sendo 7% de aço e 1% de alumínio.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Freepik.
Você também pode gostar:
A transição de projetos de reciclagem PIR para PCR na indústria de transformação de plásticos
Uma barbearia montada com blocos de PP reciclado
#ABIPLA #MãosProFuturo #PlásticoIndustrial
Mais Notícias MM
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025