A Yaskawa Motoman, com matriz no Japão e filial brasileira em Diadema (SP), atualizou os recursos do sistema de controle de robôs manipuladores e colaborativos que conta com inteligência artificial (IA) Next 10.
Lançamento da companhia, o sistema consiste em uma tecnologia de visão computacional que pode ser utilizada em trabalhos de manipulação e inspeção de peças fabricadas por usinagem, por exemplo. Também pode ser usado em outras operações colaborativas no chão de fábrica, tais como emissão de alertas sobre riscos de acidentes.
Yaskawa-MM-IA>Robô da Yaskawa dotado de sistema de IA e câmeras em exibição na Expomafe. Foto: Adalberto Rezende.
Marcio Garcia, diretor de soluções robóticas da Yaskawa Motoman, conversou com a reportagem da Máquinas e Metais na Expomafe, onde a empresa exibiu o novo sistema em uma aplicação que envolveu um robô com capacidade de manipular peças com até 10 kg (foto).
“Nesta aplicação, o robô conta com um sistema de câmeras que podem realizar inspeção em ferramental fabricado por usinagem, como estampos e moldes, por exemplo. O sistema de inteligência artificial aprende a executar processos e sugere estratégias. Sua interface permite que o comando do operador seja feito por digitação na tela de um dispositivo escolhido pelo cliente. E outras configurações podem ser estudadas”, explicou.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Confira mais notícias do setor metal mecânico:
O Uber da usinagem chega ao mercado
Sistema para separação de óleo e água
#Yaskawa #Next10 #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
Empresa da Alemanha com subsidiária no interior de SP ampliou o seu portfólio de produtos no Brasil.
19/01/2026
A ABM divulgou o prazo para submissão de trabalhos técnicos que poderão ser apresentados na ABM Week 10, que acontece em SP.
19/01/2026
A empresa gaúcha está intensificando a otimização de processos produtivos que envolvem a fabricação de moldes para injeção de plásticos. Planos incluem investimentos na matrizaria própria.
23/01/2026