Já está em operação a célula robotizada de acabamento de peças fabricadas por usinagem Flexdeb R210MT, desenvolvida pela Dalca Brasil, com sede em Bento Gonçalves (RS), para a Ferrosul Indústria de Fundidos, situada na cidade de Içara (SC).
O desenvolvimento da célula Flexdeb é resultado de uma parceria que tem como premissa a criação de tecnologias automatizadas para empresas do setor metal mecânico que encontram dificuldades em contratar mão de obra especializada em acabamento de peças metálicas.
Célula robotizada Flexdeb R210MT desenvolvida pela Dalca, instalada na Ferrosul. Imagem: Joele Debona.
No caso deste projeto, as partes envolvidas se concentraram no aumento da produtividade, assim como na resolução de problemas típicos de processos de rebarbação executados em peças metálicas com geometria complexa. Atenção especial também foi dada às possibilidades de integração do processo manual de acabamento de peças com operações automatizadas.
Matheus Ziglioli, gerente comercial da Dalca Brasil, comentou: “A Flexdeb R210MT foi desenvolvida para oferecer alta precisão e eficiência em processos complexos de rebarbação. Essa solução não só atendeu às expectativas da Ferrosul como também abriu caminho para futuras colaborações no mesmo segmento. Já estamos desenvolvendo novas aplicações na mesma linha”.
A Dalca Brasil, em 2022, desenvolveu um sistema robotizado para acabamento de peças usinadas que consiste no lixamento da superfície de metais para eliminar rugosidades e imperfeições que eventualmente não possam ser removidas por polimento manual.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Continue conferindo as novidades do setor metal mecânico:
Fabricante de placas para tornos desenvolve equipamentos sob encomenda
Usinagem de cerâmica para fabricação de ferramental
#Dalca #Ferrosul #FlexdebR210MT #MM
Mais Notícias MM
A empresa vai levar à Expomafe uma solução para gravação em peças metálicas que melhora o rastreamento de produtos.
17/04/2025
Na 13a edição da feira que tem a fundição e a metalurgia como temas principais serão reunidas empresas do setor metal mecânico, robótica industrial e automação, além de outras áreas.
17/04/2025
A UFMG vai sediar o 27o Colóquio de Usinagem em setembro, evento que contará com palestras de especialistas da indústria e da academia, além de exposição de máquinas e ferramentas.
17/04/2025