Os discos de freio são hoje uma preocupação para montadoras que pretendem fabricar modelos dentro do padrão Euro 7, norma que entra em vigor este ano com regulamentaçõe s mais rigorosas em relação às emissões de poluentes por veículos automotores. Pela primeira vez, ela aborda partículas resultantes da abrasão de pastilhas de freios e pneus.
s mais rigorosas em relação às emissões de poluentes por veículos automotores. Pela primeira vez, ela aborda partículas resultantes da abrasão de pastilhas de freios e pneus.
Tornar as superfícies dos discos menos passíveis de abrasão tem sido o desafio dos fabricantes e foi também o motivo do desenvolvimento de uma tecnologia a laser para deposição de metais criada pela alemã EMAG em parceria com a HPL Technologies, conforme noticiado pela NC Fertigung.
A empresa desenvolveu o O ELC 450 LMD, uma máquina para deposição de pós metálicos a laser que se caracteriza por sua modularidade e flexibilidade no revestimento a dos discos de freio convencionais, que adquirem uma camada extra de proteção contra corrosão, desgaste, o que ajuda a evitar a emissão de pós durante o seu uso.
A nova solução de produção da EMAG e da HPL Technologies é adequada para produção em larga escala e comporta uma variedade de combinações de materiais no processo de revestimento, como mostra o vídeo abaixo:
A Euro 7 é uma norma que precisa ser levada em conta pelas montadoras que exportam para o mercado europeu, atuando como um impulso para modernização tecnológica no Brasil, mesmo que de forma indireta. O País tem avançado neste sentido com a criação do Proncove L8, a oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, em vigor desde o início deste ano, que estabelece limites para emissões de poluentes próximos dos padrões internacionais
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Fonte/Imagem: EMAG
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