Empresas de reciclagem de diferentes estados brasileiros vão compor a Associação Brasileira Empresarial dos Recicladores de Plásticos (ABRERP), uma nova entidade que vai reunir e representar os recicladores de materiais plásticos.

 

A nova associação terá sede em Porto Alegre (RS), e o seu registro oficial está sendo efetuado junto ao tabelionato de notas local. Ela está sendo criada por um grupo inicial de dez empresas dos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os nomes das empresas fundadoras serão divulgados após a finalização do registro. Além disso, a associação já conta com uma lista de aproximadamente 50 empresas de diversos estados do País interessadas em se associar imediatamente após o registro oficial.

A ABRERP tem como presidente executivo o empresário Luiz Henrique Hartmann (foto), presidente da Comeplax, que também é o autor do artigo “ABRERP: uma nova entidade para uma antiga luta”, no qual aborda os desafios, oportunidades e o impacto que a criação da entidade pode trazer para o mercado.


Luiz possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil. Tem especialização em Propaganda e Marketing pelas ESPM-SP e Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela PUCRS. Possui também experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em reciclagem de plásticos, bem como no uso dos resíduos na geração de energia. Atualmente é Presidente da Comeplax (Porto Alegre, RS), empresa do ramo atacadista de matérias-primas petroquímicas, e com divisão especializada em consultoria e em projetos de reciclagem de plásticos.

 

Algumas das iniciativas da ABRERP estão registradas em seu canal no YoutubeO contato com a associação pode ser feito pelo e-mail Abrerpbr@gmail.com.

Saiba mais sobre o mercado de reciclagem de plásticos no hub de conteúdo Reciclagem, da revista Plástico Industrial.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________



 

Imagens: Freepik / ABRERP

 

 

 

Leia também:

 

Balanço de massa. Entenda o conceito que norteia a sustentabilidade no setor de plásticos.

 

ABIHPEC é certificada como gestora de reciclagem de embalagens

 



Mais Notícias MM



Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Tecnologia simplifica o rastreamento de materiais reciclados

A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.

09/12/2025


Unidade referência na triagem de resíduos terá equipamentos da Stadler

A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.

05/12/2025