De acordo com dados divulgados pelo Instituto Aço Brasil, houve aumento de 16% na produção de aços no País em outubro de 2024. O setor siderúrgico produziu no período analisado 3,08 milhões de toneladas de aço bruto, o segundo maior volume produzido este ano.

 

Os dados mostram também que o índice de produção de aços em outubro ficou muito próximo do observado em julho último, em que foram produzidas 3,09 milhões de toneladas. Ainda no mês de julho de 2024 foi percebido um crescimento de 6,6% na produção de aços em comparação com o mesmo período do ano passado.  

O segmento de aços planos aumentou em 21,5% o volume produzido, em uma comparação com outubro deste ano e o mesmo mês de 2023. O ramo de aços longos também aumentou a produção em 9,9% no período analisado.

 

Houve aumento das vendas internas entre setembro/outubro de 2023 e 2024, em que foi percebido acréscimo de 1,5% e 16,7%, respectivamente, somando um total, este ano, de 1,93 milhão de toneladas de aços comercializadas.

 

As importações de aços registradas em outubro deste ano somaram 598 mil toneladas, com taxa de penetração maior (20,1%) do que a percebida no mesmo período em 2023 (17,8%). Conforme foi divulgado pelo Instituto Aço Brasil, 62% do volume de aços importado pelo País em outubro último foram fornecidos pela China.

 

O Instituto Aço Brasil fornece mais informações sobre o mercado de aços em seu site. Confira também a seção Mercado em nosso site, que traz informações sobre o setor de usinagem

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: ABCEM/Divulgação.

 

Acesse artigos técnicos sobre usinagem:

 

Estudo comparativo da força de corte via experimento prático e simulação no torneamento do aço SAE 1045

 

Análise da dureza de fios de Ni-Ti com memória de forma e laminados a frio

 

#InstitutoAçoBrasil #MáquinaseMetais #Mercado



Mais Notícias MM



Atividades industriais tiveram desempenho estável em 2025

Dados da CNI sobre o faturamento da indústria em 2025 apontam queda no mês de dezembro e uma ligeira variação positiva em relação a 2024, o que configura estabilidade. Cautela nos investimentos em 2026 pode ser uma consequência deste quadro.

11/02/2026


Chinalco e Rio Tinto compram a CBA da Votorantim

A Votorantim vendeu a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) para uma joint venture formada pela chinesa Chinalco e pela anglo-australiana Rio Tinto, que pagarão R$ 4,69 bi por 68,6% de participação.

02/02/2026


Indústria de máquinas fechou 2025 vendendo mais

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

02/02/2026