Está disponível para comercialização o livro “Metalurgia do pó – Produtos sinterizados e manufatura aditiva”, de autoria de Daniel Rodrigues, publicado pela Editora Blucher. A obra, lançada pela ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – possui 206 páginas e está disponível para comercialização em versão física e digital.

 

A publicação traz uma introdução sobre a fabricação de pós metálicos, além de uma seção dedicada aos processos que envolvem o uso de materiais desse tipo, abrangendo ainda os parâmetros de operações e a caracterização de pós metálicos. Estes últimos tópicos fazem parte do conteúdo dos capítulos 2 e 3, respectivamente.

 

A conformação de pós metálicos é o tema principal do quarto capítulo e o processo de sinterização tem destaque no capítulo 5. Os capítulos seguintes trazem informações sobre a manufatura aditiva (impressão 3D) de metais e exemplos de peças que podem ser produzidas por metalurgia do pó.

 

Um panorama dos trabalhos realizados pelo setor de metalurgia do pó é mostrado na obra, trazendo, por exemplo, informações sobre os processos de atomização, os tipos de componentes e as etapas envolvidas em processos de sinterização a laser.

 

Também fazem parte do conteúdo do livro os processos de manufatura aditiva direta e indireta de metais. Ele pode ser adquirido pelo site da Editora Blucher (www.blucher.com.br) pelo preço sugerido de R$ 80,00.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Editora Blucher/Divulgação.

 

Você também pode gostar:

 

Estudo sobre erros de forma no fresamento de peças com geometria complexa

 

Efeito do preenchimento de microrranhuras de ferramentas de corte com nanotubos de carbono

 

#ABM #EditoraBlucher #MáquinaseMetais



Mais Notícias CCM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Manufatura aditiva nas ferramentarias é aposta da SKA

A empresa representa a norte-americana Markforged no Brasil e comercializa uma linha de equipamentos para impressão 3D industrial.

30/06/2025