Quase 3 mil profissionais precisarão ser contratados por ano para a realização de trabalhos no setor de hidrogênio verde (H2V) no País. Essa é uma estimativa que tem origem em um estudo realizado a partir de uma parceria entre o SENAI e o projeto H2Brasil – que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável –, implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

 

A pesquisa foi elaborada e conduzida por Marc Bovenschulte, diretor do Instituto de Inovação e Tecnologia de Berlim. De acordo com informações divulgadas à imprensa, para a realização do levantamento foram entrevistados 128 especialistas brasileiros em hidrogênio verde, dos quais 42% se encontram na região Nordeste e 39% na região Sudeste.

 

O estudo mostrou, com base nas respostas dos entrevistados, que a demanda média anual por profissionais do ramo de hidrogênio verde se dividirá da seguinte maneira:  

 

 

 



 

No que se refere aos profissionais de nível técnico, a demanda terá forte inclinação para a contratação de equipes necessárias para a implementação de parques industriais voltados para o processamento de hidrogênio verde. Neste sentido, 50% dos especialistas que colaboraram com o levantamento disseram que haverá alta demanda por técnicos especializados em, por exemplo, instalação, manutenção e renovação de sistemas e processos produtivos.

 

Em se tratando da demanda por profissionais com alta qualificação, 44% dos entrevistados disseram que os candidatos considerados de nível alto serão contratados para a produção de hidrogênio por eletrólise (processo que quebra a molécula de água, resultando em H2 e O2), enquanto 36% dos respondentes afirmaram que esses profissionais vão atuar na produção de biomassa.

 

Felipe Morgado, superintendente de educação profissional e superior do SENAI, comentou mais sobre este assunto: “Teremos um primeiro movimento de especialização, para quem possui nível superior, nas áreas voltadas à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e regulação. O segundo movimento será direcionado à instalação e operação das plantas, que vai requerer profissionais de nível técnico”.

 

O contato com o SENAI pode ser feito pelo seu site. Nesta página podem ser obtidas mais informações sobre o projeto H2Brasil.


Confira também em nosso site, na seção Notícias, um estudo da CNI que indica oportunidades no mercado de hidrogênio.

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Imagem: Shutterstock.

 

Você também pode gostar:

 

Lançada oficialmente a plataforma de rastreabilidade Recircula Brasil

 

Flutuadores de PEAD passam por atualização

 

#SENAI #H2Brasil #HidrogênioVerde #PI



Mais Notícias CCM



Fabricante de motocicletas vai aumentar a produção no Amazonas

A Honda vai investir mais de R$ 1 bilhão para aumentar a capacidade produtiva da sua fábrica em Manaus.

13/10/2025


Espaço para a inovação no setor de filmes agrícolas

Menos volume e mais inovação, adaptação regional e reposicionamento dos fluxos comerciais globais são as tendências apontadas em novo estudo sobre o mercado de filmes agrícolas.

06/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025