A alemã Polytec desenvolveu um módulo para medição direta da planicidade, espessura e paralelismo de peças usinadas, capaz de fornecer informações sobre a topografia superior e inferior em uma única medição.
Denominado FTP, o novo sistema de medição simplifica o controle da qualidade na mecânica de precisão, em indústrias como a indústria relojoeira e fabricantes de peças para vedação, anéis, componentes ópticos, entre outros itens.
A medição direta elimina etapas e apresenta dados mais confiáveis, pois dispensa a inversão de posição da peça-trabalho ou o uso de dois sensores, cada um de um lado, uma abordagem que pode levar à incerteza de medição. No processo indireto, a inversão para medição da frente e do verso da amostra é realizada principalmente por uma unidade rotacional que requer um procedimento padrão de alinhamento complexo, que geralmente leva a medições sequenciais demoradas.
Essas questões foram levadas em conta no desenvolvimento do módulo FTP, que fornece dados de área e superfície com alta densidade de dados e sem contato, tanto da vista superior quanto inferior a partir de uma única medição.
O equipamento será apresentado na próxima edição da feira japonesa Jimtof, que acontece este ano em Tóquio, entre os dias 5 e 10 de novembro.
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: Polytec
Notícias relacionadas:
Escâner 3D portátil em nova versão chega ao mercado
Emag desenvolve retificadora de metal duro, para produção de discos de freio
#Polytec
Mais Notícias CCM
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.
10/12/2025
A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.
01/12/2025