A Lecar, Indústria Brasileira de Automóveis Elétricos, com sede no município paulista de Barueri, anunciou que vai voltar suas atenções para a fabricação de veículos híbridos. Assim, a companhia não vai mais se dedicar à produção de carros elétricos, que era o seu objetivo em janeiro de 2024, conforme anunciado por Flávio Figueiredo Assis, fundador da empresa (foto). 

 

Sobre os motivos que levaram à mudança de estratégia, de acordo com informações divulgadas à imprensa, os novos planos para a empresa foram baseados primeiramente em estudos que indicaram fatores desfavoráveis à produção de veículos elétricos no Brasil, pelo menos em um primeiro momento. De acordo com Flávio, “estamos muito longe de termos a quantidade de carregadores necessária para popularizar este tipo de veículo em todo o País. Precisaremos de bilhões em investimentos para termos as condições adequadas”.

A partir daí, a Lecar vai redirecionar seus esforços para o desenvolvimento de veículos com motor flex e com tração 100% de motor elétrico, tendo como base o seu modelo híbrido 459. Flávio comentou sobre este assunto, enfatizando a importância do etanol, combustível com o qual pode ser abastecido o modelo de veículo mencionado acima: “Com ele, 80% das emissões de CO2 de um motor a combustão são compensadas pelo seu próprio cultivo, o que fez com que priorizássemos essa matéria-prima, pensando em um uso mais eficiente do veículo pela população. A ideia, agora, é que nossa tecnologia híbrida flex a etanol proporcione uma autonomia de 1 mil quilômetros com 30 litros desse combustível”.

 

Devido à mudança de planos, a companhia pretende anunciar em breve a previsão de chegada do seu primeiro modelo de veículo híbrido ao mercado brasileiro. Saiba mais sobre o Gigacasting, um processo que elimina os estampados da estrutura dos veículos elétricos, na seção Notícias em nosso site.

______________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________
 

Imagem: Lecar/Divulgação.

 

Leia também: 

 

Veículos elétricos com mais alumínio, um caminho para o desenvolvimento

 

Fabricante indiana de motos inicia operações no Brasil

 

#Lecar #VeículosHíbridos #CorteConformaçãoMetais



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024


Concurso de projetos de inovação tem foco na indústria

O SENAI e o SESI buscam parcerias com startups para a criação de projetos voltados à educação, em um programa que vai disponibilizar R$ 4 milhões.

01/07/2024