A Iscar, empresa israelense com filial brasileira no município de Vinhedo (SP), desenvolveu uma tecnologia que pode ser usada para acionar diretamente ferramentas de usinagem por meio do jato de refrigeração da máquina.

 

Trata-se dos fusos HSM impulsionados por refrigeração Spinjet (foto ao lado), uma série de dispositivos acoplados a uma bomba de alta pressão (20 a 70 bar).

 

Atualmente, as máquinas CNC estão sendo mais e mais fornecidas com sistemas de alta pressão para refrigeração pelo centro da ferramenta nas operações de usinagem. Para aproveitar a potência desse jato, empresas especializadas desenvolveram a nova tecnologia para acionar diretamente uma ferramenta de corte, que pode trabalhar a 80.000 rpm, contra 10.000 rpm em média, dos motores normais das máquinas. 

 

O novo dispositivo é montado diretamente no cone da máquina e possui em seu interior uma turbina, que é acionada pelo jato de refrigeração.

Estes novos cabeçotes têm sido apontados como uma solução ideal para uma ampla gama de aplicações de usinagem de semiacabamento e acabamento, tais como fresamento, furação, fresamento de roscas, gravação, chanframento/rebarbação e retificação radial fina. Entre suas vantagens, os fabricantes destacam a melhoria imediata do desempenho, do tempo de usinagem, da qualidade da superfície e da vida útil da ferramenta. Além disso, há ainda a economia de energia, pois o motor do eixo-árvore não precisa ser acionado.

 

Os usuários também podem monitorar em tempo real a rotação das ferramentas de usinagem a partir de um sensor montado em sua lateral, que fornece dados via rádio/bluetooth (foto ao lado). 

 

 

Vantagens na usinagem

 

A utilização dos fusos Spinjet proporciona vantagens como a redução do consumo de energia elétrica em linhas de usinagem, já que o motor do eixo-árvore da máquina não precisa ser acionado.

 

O tempo de trabalho também pode ser reduzido, ao passo que podem ser obtidas peças com acabamento de alta qualidade, bem como aumento da vida útil de ferramentas. 

 

A Iscar pode ser contatada pelo telefone (19) 3826-7100. Mais informações podem ser obtidas pelo link: https://www.iscar.com/eCatalog/MoreInfo.aspx?mapp=IT&fnum=4397&app=0&item=3355061&GFSTYP=M&isoD=-1.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagens: Iscar/Divulgação.

 

Leia também:

 

Análise de fluido de corte orgânico à base de óleo de mamona aplicado à usinagem

 

Segurança e saúde no ambiente fabril

 

#Iscar #Spinjet #MáquinaseMetais



Mais Notícias CCM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025