A Altair, empresa global de inteligência computacional que tem unidade brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu o software Inspire Cast, que executa a simulação de processos de fundição a partir de arquivos de projeto das peças.

A simulação de processos é uma ferramenta que permite eliminar etapas de testes ao prever a partir de modelos digitais o que pode ocorrer no processamento real. Isso permite otimizar o projeto do produto e os moldes que darão origem a ele.

O sistema da Altair pode ser aplicado em processos de fundição por gravidade, cera perdida, fundição sob alta pressão (imagem ao lado), baixa pressão, shell molding e também por gravidade, funcionando como um laboratório virtual de testes onde é possível verificar e solucionar problemas como aprisionamento de ar e solidificação precoce, os quais podem comprometer o desempenho de peças fundidas.

Casos estudados pela Altair já apontaram a possibilidade de redução do índice de refugo de peças de 43% para 3% com o uso de informações do laboratório virtual.

As informações que podem ser obtidas por meio da simulação estão relacionadas às etapas de preenchimento e solidificação de peças fundidas e incluem desde as faixas ideais de temperatura de trabalho, fração de sólidos, tempo de preenchimento e porosidades até dados de erosão do molde e tensões atuantes no material.

Informações sobre o sistema podem ser solicitadas a partir de um formulário disponível em https://web.altair.com/pt-br/simulacao-de-fundido-altair-inspire-cast, onde também podem ser vistos tutoriais sobre o uso do sistema em diferentes processos de fundição, além de links para o download de uma versão de testes e para acesso a um e-book sobre fundição e solidificação.


 

 ______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________



 

Imagens: Altair


 


 

Leia também:

Gigacasting, uma revisão dos processos na indústria automobilística


#Altair



Mais Notícias CCM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025