Um aumento de 320% do volume de sucata ferrosa exportado pelo Brasil foi constatado entre novembro do ano passado, período no qual foi computado um montante de 19.031 toneladas, e o mesmo mês deste ano, que somou 79.985 toneladas.

No que diz respeito ao volume de sucata ferrosa exportado entre janeiro e novembro de 2023, a quantidade computada é de 735.248 toneladas, muito superior ao montante exportado no mesmo período de 2022, que foi de 347.751 toneladas. Isso representa um aumento de mais de 111,4%.

 

Esses dados foram divulgados pelo Ministério da Economia, Secex, conforme foi informado em comunicado à imprensa pelo Instituto Nacional da Reciclagem (Inesfa). O presidente do instituto, Clineu Alvarenga, comentou que “a economia vem reagindo lentamente e há um baixo consumo de aço por parte da indústria automobilística e do setor da construção civil”, o que, segundo ele, são alguns dos fatores que estão contribuindo para a alta das exportações.

 

Também foi divulgado para a imprensa que a cadeia produtiva de aços, que abrange empresas que trabalham no processamento da sucata ferrosa, também está acompanhando os trâmites que envolvem o Projeto de Lei 1.800/2021 e PL. 4.035/2021, que foi recentemente aprovado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados.

 

Imagem: Freepik.

 

Leia também:

 

Empresa investe no reaproveitamento de alumínio

 

Automóveis: mercado interno melhora e compensa perdas nas exportações

 

#Inesfa #Secex #CorteConformaçãoMetais



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024