O grupo japonês Jtekt anunciou durante a última Expomafe a unificação das marcas Toyoda (fabricante de máquinas-ferramenta), Toyo (fabricante de rolamentos) e Jtekt (sistemas de direção e colunas automotivas), sob a denominação Jtekt. Esta última já era detentora das demais marcas, que permanecem como divisões independentes, porém com o novo nome.
No segmento de máquinas-ferramenta, a Jtekt aproveitou a feira para anunciar sua nova estratégia de aproximação com o cliente e melhoria dos serviços pré e pós-venda, especialmente no que se refere ao estoque de peç
as para reposição, agora abastecido por um canal direto com a matriz japonesa.
Durante o evento, a Jtekt apresentou pela primeira vez na América do Sul o centro de usinagem horizontal FH 5000 S, com 50 hp de potência e 300 Nm, que opera a 15.000 rpm, contando com acionamento direto no eixo B. Com aceleração de 1,2 G em todos os eixos, a máquina foi apresentada pela primeira vez na feira IMTS, em Chicago (EUA), no ano passado, e está voltada para altíssima produção no setor automotivo, conforme informou o diretor da Jtekt, Ricardo Bortolucci (na foto, em frente ao FH 5000S).
Leia também:
Dormer Pramet divulga novos insertos para fresamento
Acordo amplia a distribuição de itens para automação industrial
#Toyoda
#Jtekt
#Toyo
Mais Notícias CCM
Com a disparada de 400% no preço do tungstênio e as restrições de exportação na China, o setor metal mecânico enfrenta um cenário de custos recordes e se adapta à escassez estrutural de matéria-prima para a produção de ferramentas de metal duro.
16/03/2026
Estudo de Price Waterhouse apontou que as empresas do setor industrial “preparadas para o futuro” deverão atingir 65% de automatização de processos até 2030. Robótica é ponto central.
02/03/2026
Dados da CNI sobre o faturamento da indústria em 2025 apontam queda no mês de dezembro e uma ligeira variação positiva em relação a 2024, o que configura estabilidade. Cautela nos investimentos em 2026 pode ser uma consequência deste quadro.
11/02/2026