A divisão Food + Beverage da norte-americana Aptar desenvolveu no Brasil uma nova tampa modelo flip-top para embalagens invertidas chamada Volcano, com válvula dispensadora.

 

A companhia criou a Volcano idealizando um projeto em prol da redução de massa da tampa que, de acordo com a empresa, possui 7,5 gramas, frente à média de mercado que está na faixa de 10 gramas. Segundo Paulo Pazinatto, presidente da Aptar Food + Beverage da América Latina, o processo de produção da tampa foi projetado para diminuir os gastos energéticos. Somado à redução de material, ele propicia ao longo do ciclo produtivo uma diminuição de 39% da emissão de carbono em comparação com a versão anterior.

 

Fabricada com polipropileno (PP), ela pode ser empregada em frascos com rosca 28 mm e é recomendada para condimentos como, por exemplo, ketchup, mostarda, maionese, molhos para salada, geleias e mel. A tampa modelo flip-top está disponível nas cores padrão branco, preto e verde, e possui uma válvula de silicone com tecnologia exclusiva. A solução conta com controle de fluxo através da válvula SimpliSqueeze, que permite a liberação precisa do produto, evitando vazamento ou derramamento mesmo quando aberta.

 

Além disso, sem deixar de lado a sustentabilidade, a válvula emprega um material chamado comercialmente de Swimming Silicone, uma formulação proprietária da Aptar que faz com que o silicone flutue durante a passagem pelo tanque de água no processo de reciclagem, separando-se dos demais materiais da embalagem como o PET e o PP, por exemplo. De acordo com a Aptar, esse recurso torna a reciclagem do conjunto mais efetiva e contribui para que o produto atenda aos requisitos da economia circular.

 

#tampafliptop #pp #resinapet #valvuladesilicone



Mais Notícias CCM



Bekum aposta no mercado de embalagens multicamadas contendo PCR

A empresa vai intensificar o desenvolvimento de sistemas de extrusão-sopro com máquinas que operam em conjunto para a produção de embalagens com diferentes camadas de resina virgem e PCR.

16/09/2026


Consumo de embalagens flexíveis cresceu em 2026

Levantamento encomendado pela ABIEF mostrou alta no consumo de embalagens flexíveis no primeiro semestre deste ano, assim como aumento no uso de resinas recicladas na fabricação dessas embalagens.

08/09/2026


Aumenta a produção de embalagens plásticas em 2026

Estudo realizado pela ABRE e FGV IBRE aponta aumento na produção de embalagens plásticas no segundo trimestre de 2026 e associa mudanças no comportamento do consumidor às novas tendências de desempenho para o setor.

04/09/2026