Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), intitulada “Sondagem Industrial”, apontou que houve aumento da produção na indústria – que abrange diversos segmentos como, por exemplo, o de usinagem – entre os meses de julho e agosto deste ano, em que a pontuação mudou de 51,8 para 54,5, respectivamente. Isso, de acordo com a instituição, indica que a alta da produção ocorreu pelo quarto mês consecutivo.

A sondagem mostrou que houve um aumento de dois pontos percentuais do índice de utilização da capacidade instalada (UCI), também de julho a agosto de 2022. No que diz respeito ao índice de utilização da capacidade instalada efetiva na indústria, foi constatado que em agosto último a pontuação foi de 47,7, assim como foi apontada alta de 1,7 ponto em relação a julho.
Outros dados obtidos por meio do levantamento indicaram que o índice de intenção de investimento na indústria aumentou 2,1 pontos entre agosto e julho deste ano, somando 59,0 pontos no último mês mencionado.
Além disso, foi possível interpretar a partir da pesquisa que o empresariado brasileiro está otimista quanto ao desempenho do setor no mês de setembro de 2022. Segundo a CNI, todos os índices de expectativa referentes a este mês somaram mais de 50 pontos, o que levou a esta conclusão.
Um aumento das contratações na indústria, em agosto último, em relação ao mês anterior, também foi apontado pelo atual estudo. Conforme foi divulgado pela instituição, o índice de colaboradores contratados somou 52,2 pontos.
A pesquisa completa está disponível no site da confederação.
Imagem: Freepik
Confira mais conteúdo:
Um olho nas tendências e outro na realidade presente
Como adotar energia renovável na indústria
#CNI #Pesquisa #Indústria #MM
Mais Notícias CCM
A empresa da Suécia e com filial brasileira em Jundiaí (SP) será expositora da feira IMTS, que acontece nos Estados Unidos.
03/08/2026
Em outubro a Bener vai realizar um novo encontro de fornecedores de tecnologia para a indústria metal mecânica.
03/08/2026
Uma parceria entre a ENCY Software e a Stäubli Robotics tem por objetivo tornar a programação de robôs mais intuitiva, rápida e acessível.
20/07/2026