A limpeza de peças industriais é uma rotina que até pouco tempo não tinha a atenção devida, até que os processos produtivos se tornaram mais complexos e passaram a envolver mais responsabilidade, demandando uma cadeia de suprimento de produtos e serviços capaz de contribuir para o alcance de metas de produtividade, hoje bastante associadas também à sustentabilidade na indústria metalmecânica.

 

O crescimento das atividades e da importância deste setor levou a organizadora de eventos alemã Deutsche Messe a programar mais uma edição presencial da feira Parts2Clean, que vai acontecer entre os dias 11 e 13 de outubro, na cidade de Stuttgart, Alemanha.

 

Fundamental em áreas que vão desde a indústria automotiva e seus fornecedores até o setor de tecnologia médica, a limpeza de superfícies exige soluções novas e adaptadas a serem mostradas pelos expositores do evento, que também será dedicado a segmentos como o de reciclagem de matérias-primas e remanufatura de produtos, cada vez mais importantes em razão das sucessivas quebras da cadeia de suprimento da indústria em geral.

 

Entre as atrações dos expositores intersetoriais da feira estão processos químicos úmidos, soluções de secagem energeticamente eficientes, recipientes para limpeza e transportadores de peças de trabalho até tecnologias para limpeza a seco, como jateamento com CO2, plasma, laser, vibração e processos por ar comprimido. Outras áreas incluem o controle, monitoramento e inspeção dos processos de limpeza, enxágue e secagem.


 

A automação dos processos, incluindo o manuseio de peças e a integração inteligente dos meios de limpeza em fábricas conectadas e com soluções em nuvem também estarão em discussão, o que inclui os ambientes de fabricação em sala limpa.


 

Uma série de conferências será realizada simultaneamente ao evento, com apresentações traduzidas simultaneamente do alemão para o inglês. O encontro é organizado em conjunto com a Fraunhofer Cleaning Business Unit, unidade no Instituto Fraunhofer dedicada aos negócios no setor de limpeza, e a Associação Alemã de Limpeza de Peças Industriais (FiT). As apresentações serão também transmitidas ao vivo no site do evento.

 

Foto: Deutsche Messe


 

Leia também:

 

Tratamento anticorrosão sem químicos

 

Inteligência artificial a serviço do aumento da produtividade


 

#limpezadepeças



Mais Notícias CCM



Centro de estudos sobre aços avançados

Espaço voltado para pesquisas sobre o desempenho e aplicação de aços avançados foi inaugurado no Grande ABC. Pesquisadores também pretendem conduzir trabalhos na área de manufatura aditiva.

15/08/2022


Avanço do agronegócio aquece o setor de aços

Mesmo com instabilidades no mercado de commodities, a balança comercial do setor agro reflete um bom momento e favorece investimentos em maquinário.

15/08/2022


Maquinário brasileiro para o mundo

Investimento em tecnologia e participação em eventos internacionais impulsiona o comércio exterior do setor de máquinas.

12/08/2022