A divisão de aditivos da alemã BASF divulgou recentemente a aplicação em larga escala do aditivo Tinuvin 360 na fabricação de carcaças para estações radiobase de quinta geração (5G), produzidas na China pela Shenzen Xingshengdi.
As estações, que utilizam ondas de rádio para a comunicação entre dispositivos móveis e a rede principal, normalmente são instaladas em postes, ficando sujeitas à ação de intempéries, e precisam proteger peças e circuitos sensíveis às condições ambientais.
Normalmente moldadas em policarbonato (PC), estão sujeitas a reações decorrentes da degradação quando expostas à luz solar, necessitando por isso de um estabilizador de UV eficaz. De acordo com informações da BASF, o Tinuvin promove a absorção da luz UV e a liberação do excesso de luz na forma de calor, um efeito parecido com o obtido pelo uso de tecidos anti-UV.
Adicionado ao policarbonato durante a produção, o agente possui como importante característica a baixa volatilidade, que reduz o acúmulo de material na matriz e permite o trabalho ininterrupto, favorecendo a estabilidade do processo em ciclos longos.
Os primeiros modelos de estações radiobase da empresa chinesa eram feitos de metal, mas a substituição pelo material plástico tornou possível reduzir o seu tamanho, aprimorar o projeto, diminuir o peso e melhorar o desempenho desses equipamentos, mantendo o preço competitivo. O Tinuvin 360 foi testado sob condições ambientais simuladas em aparelhos para teste de intemperismo acelerado de acordo com os requisitos da norma ISO 4892-2:2013.
#aditivos #5g #policarbonato
Mais Notícias CCM
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025