A Artliber Editora lançou em 2021, o livro Ciência e Tecnologia de Compósitos Poliméricos, de autoria de Cláudia Merlini, a qual comenta em seu prefácio que o objetivo do livro é abordar sistematicamente os conceitos essenciais de compósitos com matriz polimérica, em nível básico e intermediário, contemplando diversos aspectos da área. O conteúdo é direcionado, especialmente, a cientistas, profissionais e estudantes da área de engenharia de materiais e aos que buscam compreensão sobre tecnologia dos materiais compósitos.

 

A obra possui 14 capítulos, os quais abordam assuntos como: conceitos introdutórios; definição, classificação e componentes; importância e evolução dos materiais compósitos; aplicações tecnológicas (na indústria aeronáutica e automobilística, no setor naval, em equipamentos esportivos, na biomedicina e construção civil, por exemplo); matrizes poliméricas e cerâmicas; tipos de cargas; fibras e tecidos; relação da adesão e interface carga/matriz; estruturas sanduíche; processamento de compósitos; nanocompósitos; análise micromecânica; bem como as técnicas para reciclagem mecânica, química e térmica desses materiais.

 

Uma amostra de seu conteúdo pode ser acessada e lida na página virtual da editora. O livro possui 328 páginas no formato de 21 x 28 cm e sua versão física está disponível para venda no site da editora (www.artliber.com.br) por meio de compra online pelo preço sugerido de R$ 131,00.



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026