A empresa de origem francesa Telemecanique Sensors, que conta com diversos distribuidores no Brasil, divulgou informações sobre a linha de sensores ultrassônicos XXW Wide Beam Ultrasonic Sensor, que é composta por dispositivos que fazem a detecção da movimentação de maquinário industrial, seja de partes móveis de máquinas de corte a laser e/ou de robôs colaborativos, por exemplo.

Série de sensores que detectam a movimentação de máquinas é indicada para uso na área de corte e conformação de metais

 

A série de sensores também pode ser usada em espaços fabris projetados para o trânsito de equipamentos para a movimentação de chapas, tubos e perfis metálicos, de empilhadeiras e de pontes rolantes, de forma a supervisionar a distância entre os ativos.  

 

Segundo a companhia, os sensores operam emitindo uma onda sonora de alta frequência. Cada um dos dispositivos faz o cálculo do tempo de retorno da onda ultrassônica refletida pelo objeto sob supervisão e a converte em sinal elétrico analógico ou digital. O equipamento calcula a distância entre os objetos e informa a distância entre eles em metros.

 

Outro detalhe é que os sensores podem ser ajustados para executarem a detecção de superfícies transparentes, bem como de áreas sob condições de névoa e/ou material particulado. Eles possuem carcaça plástica com propriedades anti-UV e podem operar sob temperatura de -40 até 70 °C. 

 

O especialista em sensores da empresa, Ronaldo de Sena, comentou mais sobre as características técnicas dos sensores: “a largura do feixe de detecção está muito maior e assim ele cobre áreas maiores, o que é uma vantagem e tanto. Além disso, quando as condições exigem múltiplos sensores instalados próximos uns aos outros, o recurso de ‘sincronização’ permite que cada equipamento tenha uma detecção confiável do objeto correspondente ao risco zero de crosstalk (interferência indesejada que um canal de transmissão causa em outro)”.

 

Mais informações sobre os dispositivos podem ser obtidas no site da companhia.

 

 

Imagem: Telemecanique Sensors

 

 

Leia mais sobre equipamentos para a área:

 

Guia de fornecedores de máquinas portáteis para soldagem a laser

 

Fornecedores de calandras para chapas metálicas

 

#Sensores #Dispositivos #CCM


 



Mais Notícias CCM



Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Fabricante alemã de motores elétricos vai expor na AgriShow

A Dunkermotoren vai promover o uso de motores elétricos integrados a sistemas de IoT durante a feira AgriShow.

22/03/2024