A ABM WEEK, semana técnico-científica organizada pelaAssociação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) voltará a ser realizada de forma presencial este ano. A 6ª edição do evento ocorrerá de 7 a 9 de junho de 2022, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP).

 

Principal encontro técnico-científico das indústrias metalúrgica, siderúrgica, mineradora e de materiais na América Latina, a ABM WEEK reúne executivos, profissionais, pesquisadores, professores e estudantes do setor minerometalúrgico e de materiais, promovendo troca de conhecimento, networking e novos negócios.

 

Este ano a organização do evento recebeu 817 trabalhos técnicos, número inferior aos 929 trabalhos recebidos em 2019. Porém, levando em conta os dois anos de pandemia, é um número a se comemorar: “Apesar de todas as dificuldades geradas pela pandemia, como fechamento de laboratórios e empresas funcionando em home office, recebemos um número excepcional de contribuições”, avaliou Valdomiro Roman da Silva, diretor de desenvolvimento de competências da ABM.

 

O maior volume de trabalhos técnicos se concentrou nas áreas de materiais cerâmicos, compósitos e poliméricos (com 201 contribuições), e fundamentos e processos metalúrgicos (com 106 trabalhos).

 

Temas ligados a ESG (sigla em inglês para os princípios ambientais, sociais e de governança) e a aplicação das inovações introduzidas pela indústria 4.0 ao segmento de minerometalurgia e materiais terão destaque nesta sexta edição do evento.

 

A sustentabilidade receberá atenção especial nesta edição, já que fará parte da programação do encontro a International Conference on Energy and Material Efficiency and CO2 Reduction in the Steel Industry 2022 (4th EMECR). Realizada pela primeira vez no Brasil, a conferência internacional faz parte do calendário da International Conferences under the International Society of Steel Institutes (ISSI) e será um espaço de debate dos principais avanços e esforços da academia e da indústria para alcançar uma siderurgia mais sustentável.

 

Já o tema indústria 4.0 apareceu com força na 5ª edição da ABM Week em 2019. “Este ano, as inovações tecnológicas comumente associadas a ela – como inteligência artificial e big data – devem surgir de maneira descentralizada: “A Indústria 4.0 é um tema permanente e já integra até mesmo a gestão das empresas. Haverá debate, por exemplo, sobre o uso de dados e analytics na gestão de segurança em aciarias”, analisou Roman da Silva.

 

Nesta edição foram também ampliados os espaços para discussão de novas tecnologias, criando-se as Tech Talks – durante os coffee breaks, as empresas têm 15 minutos para apresentar suas inovações – e as Startup Talks, em que start ups apresentam seus negócios e soluções. As inscrições podem ser feitas aqui.

 

 

Leia também:

 

Componentes de uma prensa mecânica

Soldagem a laser pode revolucionar construção em aço



 

#ABMWeek



Mais Notícias CCM



Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em julho.

A ABM promove treinamentos cuja programação inclui conteúdo sobre estampagem, laminação, trefilação e aplicação de inteligência artificial (IA) em processos siderúrgicos.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Prensas dobradeiras hidráulicas

Empresa brasileira comercializa prensas dobradeiras hidráulicas com força de 1.500 toneladas fabricadas em Portugal.

15/07/2024