A ABM WEEK, semana técnico-científica organizada pelaAssociação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) voltará a ser realizada de forma presencial este ano. A 6ª edição do evento ocorrerá de 7 a 9 de junho de 2022, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP).

 

Principal encontro técnico-científico das indústrias metalúrgica, siderúrgica, mineradora e de materiais na América Latina, a ABM WEEK reúne executivos, profissionais, pesquisadores, professores e estudantes do setor minerometalúrgico e de materiais, promovendo troca de conhecimento, networking e novos negócios.

 

Este ano a organização do evento recebeu 817 trabalhos técnicos, número inferior aos 929 trabalhos recebidos em 2019. Porém, levando em conta os dois anos de pandemia, é um número a se comemorar: “Apesar de todas as dificuldades geradas pela pandemia, como fechamento de laboratórios e empresas funcionando em home office, recebemos um número excepcional de contribuições”, avaliou Valdomiro Roman da Silva, diretor de desenvolvimento de competências da ABM.

 

O maior volume de trabalhos técnicos se concentrou nas áreas de materiais cerâmicos, compósitos e poliméricos (com 201 contribuições), e fundamentos e processos metalúrgicos (com 106 trabalhos).

 

Temas ligados a ESG (sigla em inglês para os princípios ambientais, sociais e de governança) e a aplicação das inovações introduzidas pela indústria 4.0 ao segmento de minerometalurgia e materiais terão destaque nesta sexta edição do evento.

 

A sustentabilidade receberá atenção especial nesta edição, já que fará parte da programação do encontro a International Conference on Energy and Material Efficiency and CO2 Reduction in the Steel Industry 2022 (4th EMECR). Realizada pela primeira vez no Brasil, a conferência internacional faz parte do calendário da International Conferences under the International Society of Steel Institutes (ISSI) e será um espaço de debate dos principais avanços e esforços da academia e da indústria para alcançar uma siderurgia mais sustentável.

 

Já o tema indústria 4.0 apareceu com força na 5ª edição da ABM Week em 2019. “Este ano, as inovações tecnológicas comumente associadas a ela – como inteligência artificial e big data – devem surgir de maneira descentralizada: “A Indústria 4.0 é um tema permanente e já integra até mesmo a gestão das empresas. Haverá debate, por exemplo, sobre o uso de dados e analytics na gestão de segurança em aciarias”, analisou Roman da Silva.

 

Nesta edição foram também ampliados os espaços para discussão de novas tecnologias, criando-se as Tech Talks – durante os coffee breaks, as empresas têm 15 minutos para apresentar suas inovações – e as Startup Talks, em que start ups apresentam seus negócios e soluções. As inscrições podem ser feitas aqui.

 

 

Leia também:

 

Componentes de uma prensa mecânica

Soldagem a laser pode revolucionar construção em aço



 

#ABMWeek



Mais Notícias CCM



Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


Tratamento de efluentes industriais será tema de seminário

Técnicas de recuperação da água em que são descartados poluentes oriundos de operações industrias serão debatidas em evento no interior de São Paulo.

22/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024