Em 2019, a Euromap e a Fundação OPC criaram o grupo de trabalho “OPC UA Máquinas para

Indústrias de Plástico e Borracha”, com o objetivo de desenvolver interfaces padronizadas para esse tipo de máquina com base em OPC UA, protocolo de comunicação que garante a . interoperabilidade entre componentes de automação

A partir de agora, as recomendações constantes das resoluções Euromap 77 (troca de dados

entre injetoras e sistemas MES), 82,1 (controladores de temperatura) e 83 (definições gerais) passam a ser publicadas, sob o guarda-chuva da Fundação OPC, como OPC 40077, 40082-1 e 40083.

A alteração mais importante é que o namespace, que faz a identificação mundial e

exclusiva de um padrão de interface, foi alterado de euromap.org para opcfoundation.org, abrindo caminho para a adoção do padrão em outras regiões, tais como Ásia e Américas.

Mesmo que o padrão seja traduzido e adequado nacionalmente e, caso necessário, lhe seja atribuído um número local diferente, a uniformização da nomenclatura assegura que os dados

intercambiados sejam uniformes e reconhecidos pelos dispositivos conectados.

 

Nova série para extrusão

Além dessa padronização, foi publicada recentemente uma nova série de recomendações para o segmento de extrusão, o OPC 40084. Ela considera a linha de extrusão como um todo, com status de produção e gerenciamento de pedidos, bem como os componentes individuais, com status e valores de processo. Atualmente, as diferentes partes incluem extrusoras, puxadores, bombas de massa, filtros, moldes, peletizadoras, facas/serras, calibradores e corrugadores. Outras recomendações se referirão a itens como calandras, separadores e bobinadoras.

A utilização de dados digitais padronizados facilita a entrada em operação e o monitoramento das linhas de forma integrada a sistemas de controle, assim como o compartilhamento de dados de produção.

 

As especificações já publicadas podem ser baixadas dos sites da OPC Foundation, Euromap e VDMA.

 

Conteúdo relacionado:

Como o setor de pláticos se situa no contexto da indústria 4.0

Software e hardware para conectar máquinas e redes distintas

 

#OPCUA

 



Mais Notícias CCM



Programa de incentivo vai apoiar a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025


Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025