A austríaca Engel, com subsidiária em Cotia (SP), exibiu na K peças e componentes injetados que apresentam superfícies e/ou detalhes com acabamento decorativo, exemplificando a sua gama de equipamentos oferecidos para os fornecedores da indústria automobilística. Os recursos incluem elaboração de design para a harmonização de conjuntos, aplicação de cores e nuances que imitam a aparência de diferentes materiais, assim como de texturas com propriedades organolépticas – que podem ser detectadas pelos sentidos.

Entre os produtos que foram apresentados estão também componentes e soluções projetadas para veículos elétricos, as quais também têm grande potencial para figurar em carros autônomos nos próximos anos. O projeto de alguns deles consistiu no estabelecimento de superfícies translúcidas funcionais que atuarão na iluminação de interiores, por exemplo, bem como na aplicação de películas poliméricas, mono ou multicamadas, que poderão ocultar sensores.

As atrações foram complemetadas por demosntrações das aplicações propostas, em que foram utilizadas máquinas injetoras e robôs.

 

#K2019 #industriaautomobilistica #plasticos #plastic



Mais Notícias CCM



Espaço para a inovação no setor de filmes agrícolas

Menos volume e mais inovação, adaptação regional e reposicionamento dos fluxos comerciais globais são as tendências apontadas em novo estudo sobre o mercado de filmes agrícolas.

06/10/2025


Novo grade de PPA para a área médica

A belga Syensqo lançou uma nova poliftalamida biocompatível e resistente a altas temperaturas. A proposta é o seu uso na fabricação de itens de uso único para a área médica.

16/09/2025


Asahi Kasei dobrará a produção de poliimida fotossensível

A fabricante japonesa da poliimida fotossensível (PSPI) Pimel pretende investir cerca de 16 bilhões de ienes no aumento da produção desse material em sua fábrica em Fuji. O principal mercado é o de componentes eletrônicos.

02/09/2025